Artigos

Dono de primeira viagem: que tal adotar um cãozinho?

Ter um animal de estimação é uma das melhores coisas do mundo. Todos nós adoramos ver o cãozinho pulando, brincando, correndo e até mesmo mordendo o nosso chinelo, não é verdade?! Mas, tornar um cãozinho o mais novo membro da família é uma decisão que deve ser aceita por todos os moradores da casa. Ter espaço, disposição e tempo para cuidar do animal são essenciais antes de se comprometer na hora da adoção.

adote_cao

Garantir uma boa relação do cachorro com outras pessoas e animais deve ser uma das primeiras tarefas a ser cumprida pelo seu dono. O treinamento e boas orientações de comportamento garantem uma relação sadia e sem aborrecimentos. Educar os cães é fundamental e para isso nada melhor que pedir a ajuda do veterinário que indicará os melhores métodos de adestramento.

Um cão em casa também requer atenção em dobro com a higiene. O local onde ele tem autorização para circular e o lugar onde deve fazer suas necessidades devem ficar bem claros para o cãozinho. Ensinar desde cedo é a chave para uma boa educação.

A alimentação adequada se reflete em todas as outras atividades e no cotidiano do animal. Informe-se sobre os tipos de ração ideal para cada raça, como também a quantidade e frequência necessária. Ainda sobre a saúde do animal, as vacinas e as idas ao veterinário regularmente são responsabilidades do dono, que deve se preocupar e garantir uma boa qualidade de vida ao animal, mesmo sabendo do quanto vai custar tudo isso.

Diferentes dos gatos, os cachorros requerem alguns cuidados maiores e com supervisão. A necessidade do cão em sair para passear é muito grande, então avalie se você poderá encaixar a atividade em sua rotina e reservar um tempo para fazer um passeio e brincar com o animal diariamente.

Optar por adotar um cãozinho é uma ação muito bonita, tanto para o animal que vai ganhar um novo lar como para a família, que coloca acima de tudo o amor pelo novo pet, sem se importar com raça ou pedigree. Existem uma infinidade de ONGs com cães de todas as idades e portes. Escolha uma, visite, se apaixone e pronto! Adotando um cãozinho você será a nova família dele e ainda permitirá indiretamente que mais animais abandonados sejam resgatados das ruas e levados para as associações.

A maioria das pessoas prefere adotar filhotes por serem mais dóceis, brincalhões e divertidos, além da facilidade de adestrar e ensinar as regras de convivência da família. Mas você já pensou na possibilidade de adotar um cão adulto? Dentre as vantagens podemos garantir que dificilmente eles vão chorar a noite por se sentirem sozinhos, não vão crescer mais e causar espanto e transtorno pela casa, conseguem ficar um maior período de tempo sozinhos, além de serem menos travessos como os filhotes que vão roendo tudo o que vêem pela frente.

A castração do cachorro também é muito importante a fim de garantir um maior tempo de vida de forma saudável e sem preocupações constantes com as crias, no caso das fêmeas.

Cães são sempre fieis aos seus donos. Garanta qualidade de vida e muito amor ao seu animal de estimação. Todos os moradores da sua casa devem estar de acordo e gostar de animais, então avalie bem antes de decidir levá-lo pra casa. Se levar, dê muito carinho, alegria e bons momentos ao cachorro. Para ele, cada segundo será inesquecível.

Artigo AnteriorPróximo Artigo