Artigos

A doçura e popularidade dos Labradores

Quem nunca se encantou ao ver um filhote de Labrador? Certamente, esses cachorrinhos são um dos mais populares entre os fãs de cães, por serem muito bonitos, carinhosos e brincalhões.

Porém, o comportamento de uma raça é definido pela genética e educação dada aos animais. No caso dos Labradores, é indispensável saber que eles são cachorros com bastante energia, desde pequenos. Isso pode mudar a medida que os anos se passarem, mas eles nunca deixarão de ser ativos, companheiros e fieis aos seus donos.

Labrador_filhotes

Além disso, gostam muito de água e de crianças, e necessitam constantemente da companhia de seus donos para se desenvolverem de forma saudável e feliz. Costumam ser bons cães de família, pois a maioria deles não têm um único dono predileto.

Se você procura por um cão de guarda, definitivamente os Labradores não são a melhor opção. Eles podem até latir ao perceberem uma situação de risco ou um indivíduo estranho, mas não espere mais do que um aviso, pois não são animais de ataque.

O Labrador é um cão que considera todos os membros da família como parte de uma matilha. Se você procura por um bicho independente, não adote ou compre um desses cachorros, pois eles odeiam a solidão, o tédio, o isolamento e a falta de atividades. No caso, ele acabará destruindo objetos da casa e você terá problemas na criação e em seu comportamento.

Adestramento

Os Labradores são cachorros muito espertos e fáceis de serem treinados. São ótimos como cães de companhia, de terapia, de caça, e como cães guia e assistentes de pessoas com deficiências físicas e visuais. Caso o dono tenha algum interesse em adestrar o animal para alguma dessas finalidades, o ideal é que o faça quando ele ainda é filhote, e que busque por ajuda profissional.

Trois couleurs Labrador

Saúde

Sobre os cuidados com a saúde, são cães de médio a grande porte, porém, tem grande tendência a obesidade. Por isso, é fundamental que se alimentem de forma responsável e controlada, somente com uma ração indicada pelo veterinário.

Os cachorros dessa raça, em boa forma, costumam pesar em média, entre 37 e 42 quilos, dependendo do sexo e da genética. Eles podem ser encontrados nas cores: amarelo – variando do creme claro ao avermelhado –, chocolate e preto.

É importante saber que os filhotes amarelos, com o nariz, o contorno dos olhos e dos lábios rosas ou marrons, são considerados animais despigmentados, o que pode causar problemas de pele. Portanto, o dono deve tomar cuidados extras, como expô-los ao sol em horários específicos e passar protetor solar em seu focinho.

A displasia coxofemoral e a de ombros são duas doenças geneticamente transmissíveis, sem cura e que podem não apresentar sintomas. É também natural que os labradores realizem uma “troca de pelos contínua” durante as mudanças de estação do ano. Por isso, não se assuste se os pelos começarem a cair, mas fique atenta se for em grandes quantidades e se causarem grandes falhas na pelagem.

Escovações frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram a condição de cães que sofrem de alergias e outras dermatites, típicas da raça e da genética de cada animal.

Os banhos de mar e de piscina devem ser supervisionados. Depois que ele sair da água, seque bem o animal e suas orelhas, para que eles não fiquem com a pele úmida e para evitar otites, que além de causar problemas no ouvido, também pode motivar problemas na derme.

Antes de trazer o filhote para casa, você irá precisar tornar o seu lar “à prova de um Labrador”. Isso é: retirar fios e objetos espalhados pelo chão, mover coisa de cima de mesas e superfícies que ele possa alcançar, guardar plantas tóxicas, venenosas e produtos de limpeza em lugares altos ou trancados, e tudo o que for considerado de risco e perigoso para a saúde do animal.

Procure deixá-lo com um cobertor que tenha o cheiro de sua mãe e de seus irmãos para que ele possa dormir com mais tranquilidade e se adaptar melhor ao ambiente. Os cães conhecem tudo pelo faro, sendo que o focinho é o órgão mais importante e desenvolvido. Dessa forma, permita que o filhote cheire e explore bastante todos os cantos de seu novo lar.

Compre também tigelas grandes e de metal para que elas não sejam roídas e destruídas nos primeiros meses. Os brinquedos devem ser de borracha para estimular a mastigação e massagear a gengiva. Evite dar objetos dos donos para não confundir o animal, uma vez que o filhote não saberá distinguir mais tarde entre “brinquedos” que podem ou não ser mordidos, e acabar sendo punido por um erro do dono.

Artigo AnteriorPróximo Artigo