Artigos

Adestramento de cães adultos é mais demorado, mas é possível

Se você perguntar a um profissional, provavelmente irá ouvir que o adestramento de um filhote é muito mais fácil e rápido do que o de um cão já crescido. Porém, não significa que cachorros adultos não possam e nem devam aprender novos hábitos, truques e comportamentos, pois isso é perfeitamente possível e natural.

caes_adestra

A primeira atitude é ir ao veterinário para saber se está tudo bem com o seu pet. Isso porque cães mais velhos podem ter problemas provenientes da idade avançada e, por isso, precisam de um treino mais adequado à sua condição física.

Se você procurar por um adestrador, ele irá ensinar todos os comandos necessários para que você e/ou os outros membros da sua família possam fazer o mesmo. Felizmente, você não precisa ser um profissional para treinar o seu cachorro. Bastam pequenas atividades, além de ações fáceis de serem aprendidas.

Anote algumas dicas!

Para ensinar o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, o sistema conhecido como reforço positivo é o método mais eficaz. Dê ao seu cachorro uma guloseima (como um biscoito ou um doce canino), quando ele urinar no lugar onde deve. Se o comportamento correto for seguido de um reforço (no caso, o biscoito), será mais fácil ao cachorro aprender a repetir a ação.

A repetição e a persistência são peças fundamentais para um treinamento de êxito. Para verificar se o seu cachorro aprendeu um comando após uma série de repetições, teste-o sem dar a guloseima. Repita três vezes para ter certeza de que ele entendeu o comando.

Você precisará corrigi-lo quando ele não realizar a tarefa de maneira correta. No caso, se você quer que o seu cão não pule nas pessoas, precisa entender que não pode deixá-lo pular em você quando estiverem brincando.

A liderança é muito importante. Por isso, evite demonstrar qualquer sinal de medo ou de recuo se ele reagir de forma negativa em alguns momentos. Além disso, quando o cachorro estiver fazendo os exercícios de adestramento, nunca permita que ele os interrompa. Você deve mostrar com segurança o que quer que ele faça.

Os cães, assim como os humanos, aprendem desde o primeiro dia de vida e continuam a aprender durante toda a sua existência. Nunca bata ou grite com o seu animal quando ele errar. Também nunca limpe as necessidades feitas em locais errados na frente dele, e nunca esfregue o seu focinho nas fezes.

A melhor forma de fazer ele urinar ou defecar na rua é criar horários fixos para os passeios. Quando o cão fizer xixi, recompense-o com uma guloseima. Vale lembrar que a saída nunca deve terminar antes que ele tenha feito suas necessidades. Caso contrário, o pet irá passar a associar o fim do passeio como uma espécie de castigo, e irá retardar o máximo que puder a eliminação das fezes e da urina para que o passeio dure mais.

caes_adestra_2

Apesar de o trabalho ser grande, é gratificante ver as mudanças comportamentais do seu cachorro adulto, e assim ter menos estresse e mais qualidade de vida para ambos. Exercícios e atividades físicas, além de educar, melhoram o convívio com as pessoas ao seu redor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo