Artigos

Natação: brincadeiras ajudam no aprendizado dos cães

Nem todos os cães nascem com a capacidade e aptidão de nadar. Certos grupos são nadadores naturais, enquanto outros devem aprender algumas lições antes de descobrir mundo da natação canina.

Raças como os Spaniels, os Setters, os Retrievers, os Labradores, e os Poodles nascem praticamente prontas para cair na água. Já os Bulldogs, os Pugs ou, por exemplo, os Boston Terriers, precisam de uma ajudinha extra.

caes_02

Existem escolas de natação para cachorros, mas você pode ajudá-lo seguindo regras simples e sempre proporcionando segurança e bastante atenção. Nunca deixe o animal sozinho na piscina. As aulas devem ocorrer em um local calmo e sem barulho.

Tente ensinar o seu pet a nadar desde filhote. Um bom jeito de incentivá-lo é oferecer um petisco ou um brinquedo quando ele estiver se exercitando. Além disso, ver outro cão nadando também pode estimulá-lo. Mesmo que ele já esteja dentro da água, continue com as guloseimas e os brinquedos para mantê-lo motivado.

Uma dica muito importante: não jogue ou empurre-o agressivamente na água. Ele pode ficar traumatizado e nunca mais querer nadar, ou até se afogar. Procure segurá-lo, mantendo a coluna do animal acima da água, e usando um colete salva-vidas até que ele comece a remar e a se sentir seguro.

Outro truque bacana é segurar a barriga pela parte traseira e deixar que ele reme usando as quatro patas, para que dessa maneira ele não afunde quando estiver sozinho. Use comida como recompensa para ele aprender bem o ensinamento.

A maioria das piscinas não possuem recursos para que os cães saiam sozinhos da água. Por isso, ao terminar os exercícios, mostre por onde ele deve sair. Você pode construir rampas ou escadas especialmente construídas para o animal. Porém, a forma mais recomendada de protegê-lo são as lonas de segurança que cobrem toda a piscina.

caes_01

Tenha certeza de que as orelhas dele estejam bem secas, pois a umidade pode causar otite e problemas de pele. Caso o seu cão esteja brincando no mar, lave-o com água doce para evitar irritações e alergias.

O uso do colete salva-vidas é de extrema importância, pois permite que o dono ou o instrutor deixe o cão livre. Ele também pode prevenir afogamentos acidentais.

Raças que nadam naturalmente

Water Spaniels, Setters, Golden Retrievers, Labradores, Barbets, Akitas, Terriers, Poodles.

Raças que precisam ser ensinadas ou tem dificuldade ao nadar

Basset Hounds, Bulldogs, Dachshunds, Pugs, Terriers Corgis, Scottish, Boston Terrier e Greyhounds.

Artigo AnteriorPróximo Artigo