Artigos

Casa precisa de adaptações para receber filhotes

Adotar, ganhar ou comprar um filhote é sempre uma notícia muito boa. Todos irão brincar e se divertir muito com os mais novos moradores. Porém algumas mudanças no ambiente e de comportamento serão necessárias para garantir a segurança de todos.

cat_03

Filhotes são sempre muito curiosos e adoram morder tudo o que vêem pela frente. Se você souber com antecedência sobre a chegada do filhote, dá tempo de preparar melhor a casa ou apartamento, para garantir a segurança do animal. Mas se ele chegar de surpresa faça todas as mudanças necessárias o mais rápido possível, evitando prováveis acidentes.

A primeira observação que deve ser feita é do ponto de vista do animal. Sente do chão e observe tudo o que está a sua volta. Observa se existem cabos elétricos pendentes, pregos e outros objetos que sejam tentadores. Prenda pontas que podem ser puxadas por eles, como toalha de mesa e fios pendurados. Eles não sabem o que está acima de suas cabeças, objetos podem cair e machucá-los.

Se puder, deixe preparado o comedouro e o bebedouro. Utilize tigelas menores com a ração indicada para filhotes e em alguns casos com especificações da raça do animal. Com o passar dos meses compre outras maiores, garantindo que o pet tenha ração e água durante todo o dia.

Como todos os filhotes são muito ativos, oferecer brinquedos apropriados para eles é a melhor opção. Estão à venda diversos brinquedos que garantem a diversão dos nossos novos amigos. Tenha certeza de que todos os brinquedos são apropriados para filhotes e que não tenham pontas ou pequenas partículas que possam ser engolidas. Opte por brinquedos de borracha macia, lã ou plástico.

Para dormir, é recomendado oferecer ao pet, uma cama tamanho filhote, que garante um maior conforto e ele se sentirá aconchegado. Como os gatos são mais manhosos e irão procurar pelo sofá ou cama, tente ensiná-los que a cama é o melhor local para eles dormirem.

Utilize uma caixinha de areia higiênica em um local de fácil acesso para o animal. Ele aprenderá que a partir daquele dia aquele será o local para fazer suas necessidades. A marcação de território será muito mais fácil do que imaginamos.

É claro que na prática, algumas dessas medidas não irão funcionar perfeitamente. Nós sempre iremos nos preparar e seremos surpreendidos pelas atitudes do filhote. É muito importante manter a calma e sempre pensar que tudo o que o animal fizer são ações e reações inocentes.

Manter o filhote em uma área mais restrita irá facilitar no controle dos seus movimentos evitando sustos. Manter o filhote sobre supervisão durante todo o tempo ajudará a evitar que ele tente subir nas sacadas, varandas e em coberturas elevadas.

Talvez não tenha passado pela nossa cabeça, mas os filhotes vão visitar o banheiro e podem querer colocar a cabeça dentro do vaso sanitário. Por isso, tente manter a tampa abaixada para evitar que o pet tente brincar com a água e caia lá dentro.

Após a chegada do bichano, agende uma consulta no veterinário, para manter as vacinas em dia e tomar os remédios recomendados para o combate de vermes, pulgas e carrapatos. Converse com o médico sobre os cuidados que você deve tomar e pergunte sobre o comportamento do animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo