Artigos

Contraceptivos x castração: qual a melhor solução

O número de animais abandonados nas ruas cresce a cada ano. São cães e gatos que sofrem com fome, falta de cuidados e higiene nas ruas por todo o país. Na maioria das vezes, estes animais são abandonados por famílias que têm animais que dão cria e não sabem para onde levar os filhotes ou não se preveniram com a esterilização.

gatos_rec

Muitas são as ONGs e centros de controle de zoonoses tentam diminuir o número de animais abandonados com campanhas de castração e feiras de adoção de animais, mas estas medidas não são suficientes sem a conscientização dos donos.

É por isso que os métodos anticoncepcionais para animais são tão importantes. Além de garantir a integridade física do animal também é benéfico para animais que saem às ruas para passeios noturnos – prática amplamente desaconselhada, em razão de acidentes e maus tratos.

Contudo, os métodos anticoncepcionais são polêmicos entre veterinários. Encontrados sob a forma de comprimidos ou injetáveis, são utilizados para retardar a fase de aceitação sexual do animal. O período para medicação é dado a partir de certa fase do ciclo animal sendo mais difícil reconhecer nas gatas, já que apresentam várias fases de cio durante o ano. A aplicação fora do período adequado trará complicações graves para a saúde do animal.

Para os donos que não tem pretensão de procriar, o melhor método é castração. Como todos devem saber, também existem os remédios anticoncepcionais que são à base de hormônios, e um dos principais causadores o aparecimento de diversas doenças, como tumor nas mamas, infecção ou inflamação do útero, diabetes e obesidade. Se a gata estiver grávida e for aplicado o método anticoncepcional, o feto pode morrer dentro da barriga e ficar retido no útero, ocasionando uma grande infecção e colocando a vida do animal em perigo.

Apesar da praticidade, é importante saber que dadas as complicações após a aplicação de métodos anticoncepcionais injetáveis ou via oral, o mais grave deles é a infecção do útero, que pode levar à infecção generalizada, toxemia associada à insuficiência renal, colapso até a morte.

É muito difícil saber quando a gatinha está no cio. Por seu um período irregular, quando elas estão nesta fase seu comportamento ficará diferente do habitual. Elas ficarão mais manhosas, vão se enroscar nas pernas das pessoas e nos objetos, rolam no chão e mia muito. Durante este período ela poderá entrar no cio e ficar de três a oito dias neste ciclo. Neste período, não se deve acariciar a gata para não prolongar o comportamento.

A castração é feita em uma cirurgia que dura em torno de 30 minutos. Para sua realização, é aplicada uma anestesia geral, e depois são retirados os ovários do animal. Alguns médicos veterinários recomendam também a retirada do útero, como ele perderá sua função sem a presença do ovário, ficará sujeito a infecções que só podem ser tratadas através de medicamentos que contenham hormônios, trazendo complicações posteriores ao animal.

Há pouco tempo, o custo com cirurgias era muito alto e vários profissionais indicavam os métodos contraceptivos para diminuir o número de crias, mas com o passar dos anos ficou claro que apesar do custo, que pode variar de R$80 a R$160 (apenas a cirurgia), o método ainda é a melhor maneira de evitar a gravidez.

Antes de decidir castrar o animal ou utilizar métodos contraceptivos, procure seu médico veterinário de confiança. Ele saberá indicar a melhor maneira de prevenir a criação indesejada de filhotes e garantirá uma vida saudável e duradoura para seu animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo