Artigos

Cardápio para aves de estimação tem quantidades equilibradas de nutrientes

Os hábitos alimentares das aves tem propositalmente evoluído ao longo dos anos com o objetivo de se adaptar a uma maior heterogeneidade de ambientes e estilos de vida.

tucano

Consequentemente, o cardápio deste tipo de animal se tornou variado entre pequenos insetos, mamíferos, peixes ou pela ingestão de seres mortos, o que acabou transformando e influenciando diferentes tipos de aves na hora da caça – principalmente com relação aos formatos, tamanhos e força dos bicos.

As aves de pequeno porte podem e devem se alimentar de sementes, pois possuem bicos curtos e compactos, que os ajudam a quebrar diferentes tipos de sementes. Já pássaros carnívoros, como os abutres e as corujas, têm bicos curvos e afiados para rasgar pedaços de carne com maior facilidade.

As garças e mergulhões são boas com peixes pelos bicos pontudos. Os patos e os gansos possuem os bicos achatados para capturar algas e pequenos invertebrados. O beija-flor, por exemplo, tem entre suas diversas características um bico fino e uma língua alongada para procurar néctar das flores.

O bico dos pelicanos une-se ao enorme papo em sua garganta para criar uma “rede” que consegue apanhar peixes e anfíbios. Cabe aos tucanos usar os seus bicos coloridos em formato de tesoura para cortar frutas e grãos com excelência.

Alimentação

Vale lembrar que uma dieta balanceada é essencial, porém não são todas as aves que podem ingerir certos tipos de frutas e legumes. Além da ração encontrada em petshops em lojas do ramo, veja quais alimentos naturais podem ser consumidos abaixo:

Verduras e Vegetais

Brócolis, cenoura, couveflor, batata doce e cozida, milho, pepino, vagem, rúcula, agrião, rabanete, beterraba, sem casca, alface, ervilha e tomate

Frutas

Maça, damasco, banana, uva, manga, cereja, kiwi, manga, laranja, mamão, pêssego e pêra.

Alimentos que não devem ser consumidos

Semente de maça, caroços, abacate, chocolate, espinafre e cebola.

Artigo AnteriorPróximo Artigo