Artigos

Meu primeiro gato: dicas para dono de primeira viagem

“Estou com o meu primeiro gatinho. Mas, e agora, o que fazer?” Muitos donos de primeira viagem têm dúvidas na hora de levar seu bichinho pra casa. Primeiro, você precisa ter em mente que ele não é um cachorro. Seus cuidados e seu comportamento são completamente diferentes.

cat

Por serem animais bem curiosos, tentarão explorar ao máximo o novo território. Por isso, mantenha portas e janelas fechadas, e tampas de privada abaixadas para que não ocorra nenhum acidente. Os gatos se sentem à vontade no colo de quem confiam. Para isso, é necessário primeiro ganhar a confiança. Nunca o segure contra a sua vontade, deixe que ele se aproxime de você.

Você também tem dúvidas de como receber o novo membro da família? Confira algumas dicas para se adaptar ao seu gatinho:

Adaptando o novo lar

Se você mora em casa, não permita que seu gatinho tenha acesso à rua. Os passeios podem trazer doenças, facilitar acidentes, possibilitar maus-tratos por parte de terceiros e até mesmo resultar em sumiços permanentes. O bem-estar e integridade física do seu animal agora são sua responsabilidade.

Uma coleira de identificação e telefone é sempre bem-vinda. A castração é obrigatória para evita reprodução indesejada, brigas com outros animais e uma série de doenças.

Caso more em apartamento, não se esqueça de que gatos adoram janelas e sacadas! Portanto, antes de levá-lo pra casa, instale rede em todas elas! É essencial tornar o ambiente seguro para seu amigo!

Caixa de areia

Separe duas caixas de areia para que o seu gatinho possa escolher a preferida. Elas devem ser maiores que o seu gato e as melhores são as que têm encaixe extra na borda, para evitar que espalhe areia no chão.

A caixa deve estar com, no mínimo, 5 cm de areia sanitária. A sujeira deve ser sempre retirada com uma pá e a caixa preenchida com mais areia limpa. A limpeza completa deve ser feita a cada 20 dias, com areia nova.

Alimentação

Não coloque as tigelas de água e comida próximas da caixa de areia. Prefira um local tranquilo. Evite trocar o local da ração nos primeiros dias, até que ele se acostume com o ambiente. Posteriormente, ofereça comida de 2 a 3 vezes por dia, de acordo com a quantidade que o pacote de ração indicar no verso.

Caminha

Seu gatinho vai adorar tirar um cochilo por longas e longas horas. Por isso, escolha uma caminha bem confortável, mas que seja de fácil acesso para entrar e sair. Coloque-a em um local calmo, longe de barulho. Para que o gatinho fique bem quentinho, você também pode forrá-la com uma mantinha.

Arranhador

O arranhador é um dos itens mais importantes para o bem estar do seu gatinho. Eles adoram se espreguiçar e arranhar suas patinhas. Para que essa diversão não seja feita no seu sofá ou nos móveis, há opções de arranhadores em formato de poste e de árvore. Não se esqueça de que a altura deve ser o suficiente para que ele se estique todo!

Brinquedos

Os gatinhos se divertem com pouco, não havendo a necessidade de comprar brinquedos caros. Bolinhas de papel, fio de lã, ratinhos de corda, bolinha de ping pong com pena, caixas de papelão e outros tipos de brinquedo garantem a diversão do gato com o seu dono!

Escova

Se você optou por um gato de pelo longo, esse acessório é fundamental! Ele deve ser escovado com frequência, para evitar nós. Mas, cuidado: nunca escove o gato contra o sentido do pelo.

Caixa de transporte

Ter uma caixa de transporte é essencial para levar o seu gatinho ao veterinário ou caso precise viajar. Assim, ele fica mais seguro na caixinha quando você precisar tirá-lo de casa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo