Recolher a sujeira de seu animal diminui riscos de doenças

Muitas pessoas acreditam que recolher as fezes de seus animais das ruas é uma obrigação somente em razão da sujeira ou do risco de alguém pisar. Já ouvi pessoas comentando que “se ele fez o cocô na grama da pracinha e ninguém passa por lá, não tem problema não recolher”.

dog_walking

Mas o que poucos sabem é que o não recolhimento desses dejetos pode transmitir certas doenças tanto a outros animais quanto aos seres humanos. Existem diversos vermes intestinais que são transmitidos pelo contato com fezes contaminas, assim como muitos vírus!

O risco de contaminação é alto quando um animal entra em contato com essas fezes!

Para algumas doenças o tratamento é demorado e caro. Dependendo da gravidade, pode até ser fatal. Um exemplo é a parvovirose, um vírus transmitido pelas fezes de animais contaminados sem a devida vacinação.

Algumas enfermidades adquiridas pelos pets podem ser transmitidas também para os seres humanos, são o que chamamos de zoonoses. A giárdia é uma delas e tem como sintoma uma forte diarreia. Um animal com giárdia pode contaminar alguém da casa, principalmente crianças pequenas, que acabam levando a mão suja à boca e têm o sistema imunológico mais fraco.

Quando se tem um animal com giárdia, o ideal é tratá-lo corretamente e cuidar também do ambiente, para que não haja recontaminação nem contaminação das pessoas ou outros animais da casa. Sempre que entrar em contato com as fezes do animal, lave bem as mãos!

Ficam os alertas para a prevenção! Mantenha a vacinação e a vermifugação em dia e recolha as fezes dos seus animais das ruas. Vamos manter a cidade limpa e longe de qualquer contaminação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo