Artigos

Patos domésticos: já pensou em ter um?

Os patos são aves independentes que normalmente não têm grande contato com seres humanos. Porém, existem donos que possuem familiaridade e simpatia com o animal e desejam criar a espécie no conforto de casa. Uma criação adequada e específica pode transformar o pet em um bicho muito dócil e sociável.

Um animal de estimação diferente, porém muito companheiro. Fonte: Flickr.
Um animal de estimação diferente, porém muito companheiro. Fonte: Flickr.

Habitat

O ideal é que seja montada uma estrutura de 20 metros quadrados, com grandes cercas de dois metros e meio, pois a ave pode voar mais alto do que a altura estimada. Um amplo jardim com lago também é recomendado, e a criação não deve ser feita em bairros residenciais, devido o barulho que os animais fazem.

Raças e criação

Normalmente, as melhores raças para se ter em casa são a caipira, o pato europeu moscovy e o gigante alemão. Há ainda o pato selvagem Carina Moschata, protegida pelo Ibama, mas com uma autorização específica para compra e criação.

Eles podem ser criados soltos para estimular uma alimentação mais saudável.

A área de convívio deve ser limpa ao menos uma vez por semana, e os animais uma vez por mês. A água deve ser trocada diariamente. Vermífugos podem ser colocados na água ao menos duas vezes ao ano para ajudar na saúde e na imunidade da espécie.

Os machos podem engordar até 4kg a mais do que as fêmeas. Infelizmente, patos possuem diversos predadores: corujas, gaviões, raposas, tartarugas e cães. Dessa forma, prendê-los em um abrigo seguro durante a noite pode ser preciso. Além disso, mantenha os filhotes dentro de casa nas primeiras quatro a cinco semanas. Depois desse período, eles podem ficar em ambientes externos.

Patos criados sem suas mães necessitam de uma fonte de calor artificial, como uma lâmpada posicionada em um canto da gaiola. Se os filhotes estiverem juntos embaixo da lâmpada, significa que estão com frio. Longe da lâmpada, estão com calor. Por isso, o ideal é ficarem a uma distância segura e protegidos.

Alimentação

Filhotes precisam de uma ração com 20 a 22% de proteína nas primeiras três a cinco semanas de vida. A ração de pássaros de caça é uma boa fonte de alimento e pode ser encontrada em lojas de suprimentos agrícolas. Mas ela só pode ser dada cinco semanas após o nascimento. Não dê ração para pintinhos. Ela pode causar deformidades no crescimento dos patos.

A água deve ser servida em abundância para limpar a abertura do bicos. Alimentos como milho moído podem ser oferecidos para patos adultos e são de fácil digestão. Frituras e pães não são saudáveis. No entanto, vegetais verdes frescos picados, ovos cozidos, tomates, insetos, caracóis de jardim, vermes, larvas de farinha, minhocas, e rações flutuantes são boas opções para um cardápio rico e nutritivo.

Bebedouros de aves podem ser encontrados em qualquer loja do ramo. Uma piscina de plástico é outra boa alternativa para criar o pet. Além disso, qualquer lago artificial irá precisar de um bom sistema de filtragem. Felizmente, os patos podem sobreviver sem água para nadar, mas não serão tão felizes quanto gostariam.

Curiosidades

O pato é a única ave capaz de voar, nadar e andar razoavelmente bem. Pode viver até os 15 anos, e a pata chega a botar 100 ovos por ano. Eles podem pesar cerca de seis quilos e costumam ser confundidos com gansos ou cisnes. Uma das principais diferenças entre os patos e os animais citados acima é o pescoço. Os dos patos são mais curtos. Caso o dono esteja enfrentando problemas na criação ou na saúde do bicho, não deixe de procurar ajuda profissional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo