Artigos

Criação de codornas exige conhecimento e planejamento

Existem diversas formas de criar codornas para fins comerciais ou tê-las como bons animais domésticos. Pequenos criadores, instalados em ambientes compactos, são fáceis de serem manuseados, especialmente para criadores inexperientes.

Codornas podem ser criadas em quintais, pequenos galpões ou garagens para abrigar as gaiolas – feitas de arame galvanizado e dispostas em sistemas de bateria.

Além de um pet diferente, as Codornas precisam de cuidados especiais. Fonte: Flickr
Além de um pet diferente, as Codornas precisam de cuidados especiais. Fonte: Flickr

Seis fêmeas e um macho para produção de ovos já é o suficiente para o início de uma criação. Se a codorna se tornar um pet, a otimização dos ovos e da ave não será grande. Já em criadouros, o segredo é começar aos poucos, com uma quantidade pequena de aves, para que elas sejam tratadas de forma adequada e não morram. O máximo pode chegar até 20 codornas.

É necessário separar machos de fêmeas e observar quais são as mais produtivas. As primeiras codornas precisam ser adultas, devido à produção de ovos de qualidade, posteriormente. Dessa forma, estará garantida a saúde e a procedência de todas as aves.

Em granjas e lojas do ramo, é possível comprar um filhote a partir de um dia e meio de vida. Codornas com menos de vinte dias necessitam de cuidados especiais, como uma climatização mais quente. As gaiolas precisam de declives para o deslizamento dos ovos.

Galpões com cerca de dois metros de altura devem possuir janelas acima da gaiola mais alta da bateria. Os ambientes devem apresentar boa ventilação, com boa umidade e temperatura média de 25 graus. Codornas não gostam de muito sol e vento.

A criação de codornas para reprodução é mais cara. Isso porque o que encarece é o uso das chocadeiras, já que as aves não chocam os próprios ovos quando vivem em cativeiro. O criador ainda pode vender esterco para floriculturas e hortas.

Criação para abate

Somente frigoríficos credenciados por sistemas de inspeção estão permitidos a abater as aves. A criação para o abate serve para a produção de sabão, ração, óleo e carne, mas não é permitida sem o devido credenciamento. A partir de dois meses de idade, as codornas começam a botar ovos diariamente. A raça mais indicada para postura é a japonesa, que custa cerca de 5 reais.

Alimentação

Nos primeiros 15 dias de vida, alimente a codorna com ração inicial, e, dos 16 aos 50 dias, a de crescimento. Depois desse período, ofereça apenas ração de postura. A troca das rações deve ser feita gradativamente, sendo da mesma marca para evitar mudanças no metabolismo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo