Artigos

Como viajar para fora do País com o seu pet

16_como_viajarEmpresa dedicada para transporte aéreo de pets, a PetAirways, mostra o crescimento da demanda no setor
Crédito: Divulgação PetAirways

Quando Ronnie Barret veio de mudança dos Estados Unidos no dia 29 de junho com o seu papagaio africano Ambie, não imaginava o pesadelo que enfrentaria. Após providenciar toda a documentação exigida pela embaixada brasileira nos EUA, a dona descobriu só na chegada ao Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, que um documento estava faltando e o papagaio foi retirado de sua posse para passar por uma quarentena. A fiscalização chegou a ameaçar sacrificar o animal e Ronnie não pode sequer ver a ave que possuía há 12 anos. O caso chamou a atenção dos amantes de pets do País e trouxe à tona uma questão muito importante em tempos de férias: como viajar de avião com um animal?

Quando começar?

A busca pela documentação deve começar de 3 a 4 meses antes da viagem. Para alguns países com restrições maiores, como Japão, Austrália e Nova Zelândia, o levantamento deve começar pelo menos 18 meses antes do embarque (veja mais na sessão “países e restrições” abaixo).

Documentação necessária

  • Certificado de vacinação anti-rábica para animais com mais de três meses de idade
  • Atestado de saúde. Emitido por um veterinário após exame a poucos dias do embarque
  • Certificado Zoo Sanitário Internacional (CZI), que é emitido pela Vigilância Agropecuária (Vigiagro), do Ministério da Agricultura
  • Exame de nível de anticorpos contra a raiva. Exame feito em São Paulo pelo Instituto Pasteur
  • Microchip e certificado

Países e restrições

Alguns países possuem outros documentos ou restrições. A Inglaterra, por exemplo, exige por lei que o pet fique seis meses em quarentena em um abrigo sanitário em território britânico. “Países como Austrália e Nova Zelândia não aceitam animais do Brasil, sob nenhuma condição, por não ser considerado um país livre de raiva”, disse Luis Fernando Oliveira, sócio-fundador da Doc-Dog, agência especializada em providenciar a documentação para viagens internacionais de cães e gatos. “A única opção é que o animal permaneça em outro país autorizado por um período de 6 meses para naturalizar-se e que possa embarcar para esses destinos”.

Oliveira ainda completou que os destinos mais requisitados pela Doc-Dog são Estados Unidos e Europa, as principais raças o Yorkshire e o Maltês, e o Labrador entre os cães maiores.

Onde o animal viaja

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, os bichos não viajam junto das bagagens, mas em um compartimento pressurizado. Algumas empresas colocam os pets de menor porte na cabine da aeronave ou até mesmo junto com o dono. Escolha também uma caixa de viagem que comporte o seu animal de forma confortável, para que ele possa esticar as pernas e ficar de pé se desejar, além de possuir espaço para um bebedouro.

No dia

O comportamento do dono também pode ter uma grande influência na qualidade da viagem do pet. É importante não tratar o animal com carinhos e afagos excessivos, uma vez que os pets são muito sensíveis a mudanças no comportamento do dono e podem captar a sua ansiedade, o que causa estresse para o bicho.

Saúde

Fêmeas grávidas não devem viajar de avião e o desconforto pode ser grande demais para os mais idosos. Cães do tipo Pug podem ter problemas para respirar devido ao seu focinho achatado. Algumas companhias possuem restrições de raças.

Aves em viagens internacionais

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, após a gripe aviária as normas internacionais se tornaram muito rígidas para evitar a disseminação de doenças, o que acabou causando o episódio do papagaio Ambie. Portanto é preciso se certificar, mais de uma vez, de que toda a documentação esteja em dia. Foi justamente essa complicação que gerou o episódio do papagaio Ambie, mencionado no começo da reportagem.

Mercado em expansão

A cada ano aumenta a demanda por esse tipo de viagem, o que levou até à criação de uma agência aérea voltada apenas para animais de estimação, a PetAirways. A empresa, que entrou recentemente em operação, trabalha apenas com vôos domésticos nos Estados Unidos, mas já é um indício que conforme cada vez mais as pessoas viajam pelo mundo, mas elas desejam levar os seus melhores amigos junto.

Serviço:

Doc-Dog:
Site: doc-dog.com
Tel: (11) 3013-2648 ou (11) 3493-3029

Instituto Pasteur:
Site: www.pasteur.saude.sp.gov.br
Tel: (11) 3145-3145

Vigiagro (Vigilância Agropecuária):
Telefone do posto do aeroporto de Guarulhos: (11) 2445-2800

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments