Notícias

Cães têm sentimentos SIM!

Há gente que infelizmente diz que cachorros, e outros animais, não possuem alma ou sentimento. No entanto, a ciência chegou para só certificar o que todos nós sabemos. Cachorros têm sentimentos sim e essa descoberta pode mudar o jeito como alguns de nós tratamos nossos animais de estimação.

Eternos filhotes. Fonte: Flickr
Eternos filhotes. Fonte: Flickr

A pesquisa de dois anos foi realizada nos Estados Unidos pelo professor de neuroeconomia Gregory Berns da Universidade Emory. O processo de estudo foi simples no entanto trabalhoso. Consistia-se realizar uma ressonância magnética em um cão e analisar os resultados.

Porém, a parte trabalhosa foi adestrar a cadela de Gregory, Callie, a subir as escadas em direção a máquina, ficar imóvel por cerca de 30 segundos com a cabeça apoiada em um suporte e a usar protetores de ouvido para evitar ter sua audição danificada pelo barulho da máquina. Mas é claro que o adestrador de cães Mark Spivak ajudou.

Após a ressonância, Gregory pode observar que os cães usam a mesma parte do cérebro que nós humanos usamos para receber sensações prazerosas, o Núcleo Caudado. Essa área do cérebro é ativada quando nos sentimos felizes, alegres, contentes, satisfeitos entre outras emoções boas.

O Núcleo Caudado fica entre o Tronco Cerebral e o Córtex e tem muitos receptores de Dopamina, hormônio que faz com que nos sintamos felizes. Nos seres humanos ele é ativado diante de situações que envolvam comida, dinheiro ou amor. O mesmo aconteceu com Callie quando posta diante de um petisco ou quando seu dono reapareceu depois de instantes fora de sua área de visão.

Depois dessa pesquisa, Gregory chegou à conclusão de que cães sentem as emoções do mesmo jeito que uma criança sente. Em outras palavras, não importa o quão idoso seja seu animal, ele ainda será um filhotinho por dentro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo