Notícias

Terapia com cães reduz quantidade de medicamento

06_terapia_com_caesRecém-operados têm quantidade de medicação reduzida com a ajuda da pet terapia
Crédito: ♪_Lisa_♪

Já é comprovado cientificamente que donos de animais de estimação são, em geral, mais saudáveis do que aqueles que não possuem pets. Isso porque os bichinhos ajudam a reduzir o estresse e também encorajam as atividades físicas. Com o objetivo de utilizar tais benefícios para melhorar o quadro clínico de recém-operados, uma ONG britânica tem levado diversos cãezinhos à hospitais, asilos, orfanatos e casa de repouso.

Os pet terapeutas atuam no Reino Unido desde 1983, e têm conquistado resultados surpreendentes. Uma pesquisa recente revelou que o tratamento com os animais reduz o uso de medicamentos para dor em 50%. De acordo com o jornal “The Telegraph” em pacientes que foram submetidos a cirurgias de joelho e quadril, os benefícios da pet terapia têm sido mais visíveis.

Em entrevista ao jornal, Julia Havey, da Loyola University Health System (LUHS), em Chicago, afirmou que “evidências sugerem que terapia assistida com animais pode ter um efeito positivo no bem-estar emocional e físico de pacientes”. A especialista liderou a equipe que produziu a pesquisa e divulgou os resultados na 18ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Antrozoologia (estudo das relações entre animais e pessoas), no Kansas, Estados Unidos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo