Notícias

Tigres como animais de estimação

Tigre-de-Sumatra corre risco de extinção na Indonésia
Crédito: Brimac The 2nd

Já pensou ter dentro de casa um Tigre-de-Sumatra, vivendo como se fosse um animal de estimação? Antes que você imagine a crueldade que seria mantê-lo em cativeiro, esta é mais ou menos a ideia que o governo da Indonésia teve para tentar salvar os felinos. Contraditório? Nem tanto. Isso porque existem apenas 400 exemplares do bicho no país, e como eles são vítimas de caça para a utilização em feitiçaria, remédios, entre outros, disponibilizá-los para a adoção foi a única saída encontrada.

De acordo com o jornal britânico Metro, o governo permite que milionários locais com espaço suficiente em suas residências levem para casa um tigre, desde que paguem por ele 1 bilhão de rúpias, cerca de 195 mil reais. Em entrevista à publicação, o porta-voz do Ministério da Proteção da Floresta e Conservação da Natureza da Indonésia revelou que as pessoas que adotarem os felinos passarão por criteriosas avaliações trimestrais por uma junta de médicos veterinários, com o objetivo de observar se o animal está sendo bem tratado.

Vale lembrar também que os animais disponibilizados para adoção são aqueles que já vivem em cativeiro, e depois de adotados, não poderão viver livremente nas dependências da casa do dono. Eles precisarão viver em uma jaula com dimensão mínima de 5m de altura e 6m de comprimento. A expectativa do governo é que como os adotantes são abastados, comida de qualidade e espaço adequado não vão faltar.

Apesar da adoção, os tigres permanecem como propriedade do governo e podem ser devolvidos a qualquer momento pelo adotante. Mesmo com todas as exigências para se adquirir um tigre, até o momento, 12 ONGs que cuidam do bem-estar animal fizeram queixas sobre a proposta. Em breve, os governantes farão uma reunião com as entidades e pretendem colocar o plano em ação o quanto antes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments