Notícias

Cães vira-latas são protagonistas de longa-metragem

Cães de muita raça ainda vivem pelas ruas em busca de um lar - Divulgação/ Assessoria de ImprensaCães de muita raça ainda vivem pelas ruas em busca de um lar
Crédito:Divulgação/ Assessoria de Imprensa

Vistos com certo preconceito pela sociedade, os chamados “vira-latas” têm alcançado cada vez mais espaço no coração de donos amorosos. Mas os esforços de abrigos e centros de adoção ainda não são suficientes para mudar a realidade de milhares de cães e gatos que ainda vivem pelas ruas do Brasil e do mundo. E como a educação é uma das melhores formas de conscientizar a população sobre a importância de cuidarmos desses animais, há três anos, o publicitário Tiago Ferigoli tem investido no Projeto Vira-Latas.

Ele, que assina as fotografias da obra Vira-latas – Os Verdadeiros Cães de Raça, lançado em 2009, também se prepara para o documentário longa-metragem de mesmo nome, que tem estreia prevista para outubro de 2010. Segundo o diretor, o livro funcionou como um roteiro para o filme e ao mesmo tempo, o longa veio para complementar a mensagem contida no livro.

O filme traz depoimentos de personalidades como Ronnie Von, Heródoto Barbeiro e Danilo Gentili, além de outros profissionais que contam sua experiência com animais de rua. Ferigoli explica ainda que apesar das filmagens terem ocorrido em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e São José dos Campos, um dos objetivos foi não caracterizar nenhuma região, já que a realidade de cães de rua está presente em todo o Brasil e mundo. “As cidades serviram como plano de fundo para uma mensagem muito maior, uma mensagem de cidadania, de responsabilidade social”.

Para criador do projeto, ser vira-latas é estar abandonado e lutar para sobreviver em uma sociedade repleta de preconceitos - Divulgação/ Assessoria de ImprensaPara criador do projeto, ser vira-latas é estar abandonado e lutar para sobreviver em uma sociedade repleta de preconceitos
Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

O projeto

O diretor conta que sempre teve contato com cachorros, e que sabe muito bem o quanto estes animais nos ensinam, mas foi apenas depois de desenvolver o Projeto Vira-Latas que sua visão se expandiu. “Agora entendo o quanto estamos todos interligados. Só quando entramos em contato com estes cães é que compreendemos o significado de vira-latas”.

Nesse sentido, Ferigoli deixa claro o que entende com o termo, e explica que foi só quando compreendeu seu significado que seu projeto pôde ser desenvolvido. “Vira-lata significa estar abandonado, ter que lutar para sobreviver, sofrer de preconceito. Não tem a ver com a raça do animal, a não ser a raça pela sobrevivência”.

O comediante Danilo Gentili é uma das personalidades que integram o elenco do documentário - Divulgação/ Assessoria de ImprensaO comediante Danilo Gentili é uma das personalidades que integram o elenco do documentário />Crédito: Divulgação/ Assessoria de Imprensa

O Projeto, que não tem objetivo de ser filantrópico, é autossuficiente, e utiliza sua própria renda para continuar promovendo informações para a sociedade. Ferigoli destaca que ao compreender o que é ser vira-lata, é possível aplicar o termo a questões que muitos seres humanos passam no dia a dia. Ou seja, ao tomar consciência do universo em que vivem os animais abandonados, de certa forma, a população também entende a situação de pessoas desamparadas e tem a oportunidade de fazer algo a respeito.

Segundo ele, assim como muitos que moram nas ruas, o cão não está lá por que ele quer, mas o “é resultado do que nós fizemos e ainda fazemos, direta ou indiretamente, seja no trabalho, na educação que damos aos nossos filhos ou no respeito que temos pelo próximo”.

Ficha técnica

Vira-Latas – Os Verdadeiros Cães de Raça
Lançamento: outubro de 2010
Direção: Tiago Ferigoli
Duração: aprox. 60 min.
Elenco: Heródoto Barbeiro, Danilo Gentili, Ronnie Von
Site: www.vira-latas.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments