Artigos

Sustentabilidade animal

O 'condomínioO ‘condomínio” de papelão para felinos da EcoBichos é 100% reciclável
Crédito: Divulgação

Construir um planeta sustentável, utilizando materiais que não agridem o meio ambiente, é uma das principais bandeiras defendidas por empresas de diversos segmentos, entre eles, o mercado pet. O conceito eco-friendly já pode ser encontrado em produtos como cosméticos, roupas, acessórios e até mesmo em casinhas, material de limpeza e fraldas para cães e gatos.

Com pouco mais de um ano de existência, a EcoBichos, dos sócios Bruno Pellegatti, Gunther Prux e Estevan dos Anjos, se orgulha de ser um desses exemplos sustentáveis. Ela fabrica casas para cães e gatos feitas 100% de papelão, inciativa pioneira no mercado brasileiro.

Segundo Bruno, a ideia surgiu quando ele e seus sócios perceberam que não existiam alternativas ambientalmente corretas para as casinhas, então, resolveram apostar em algo inovador. “Acreditamos que os consumidores de produtos pets sejam pessoas com elevada consciência ambiental e, assim, surgiu a inspiração para produzir casinhas sustentáveis e divertidas”.

As fraldas da Dog Care são 100% biodegradáveis - DivulgaçãoAs fraldas da Dog Care são 100% biodegradáveis
Crédito: Divulgação

Além do diferencial dos produtos serem recicláveis, outra grande vantagem é a possibilidade do dono customizá-los como desejar. Como as peças são feitas de papelão é possível desenhar e pintar a casinha de acordo com o gosto do cliente. E engana-se quem pensa que as peças não são resistentes. O produto tem garantia de três meses, mas Bruno explica que, se bem cuidada, a peça dura tranquilamente por um ano.

Produtos do bem

A Pet Society, empresa de cosméticos, também leva a bandeira da responsabilidade ambiental, com destaque para os seus produtos concentrados, como os Magic Tablets. O removedor de odores deve ser diluído em água, e por ter tamanho reduzido, utiliza-se embalagens menores, e consequente, é consumido menos energia ao longo de sua produção.

Há ainda a redução da quantidade de plástico utlizado, além de espaço para transporte e armazenamento dos produtos. Tudo isso contribui para a redução da emissão de Carbono (CO2) e outros gases causadores do efeito estufa.

As casinhas de papelão são customizáveis, permitindo  que o cliente  as decorem  como quiser - DivulgaçãoAs casinhas de papelão são customizáveis, permitindo que o cliente as decorem como quiser
Crédito: Divulgação

Outra preocupação que os donos conscientes têm em relação aos seus animais é quanto as sacolas plásticas utilizadas para retirar as fezes das calçadas. Nesse sentido, o Poop Dog foi desenvolvido justamente para atender a essa demanda. Os sacos coletores de lixo são de papel, ou seja, são 100% biodegradáveis. Nessa mesma linha, a Dogs Care acaba de lançar as ecofraldas estampadas. O produto é destinado para cadelas no cio ou para animais debilitados e que não conseguem segurar suas necessidades até a hora do passeio. A principal vantagem das fraldas é que são 100% biodegradáveis e fazem parte de uma linha que ainda integram saquinhos e tapetes higiênicos com o mesmo conceito eco-friendly.

Artigo AnteriorPróximo Artigo