Artigos

Alimentação e nutrição de aves criadas em cativeiro

Criar ou manter aves em casa é sempre um grande prazer. No primeiro caso, procura-se obter sucesso reprodutivo e cada filhote nascido gera uma sensação de conquista muito agradável. Já no segundo caso o objetivo é manter um animal o mais saudável possível, seja simplesmente para assegurar uma grande longevidade, ou estar em forma para alguma competição de beleza, canto, esporte, entre outras.

De todas as formas, a maior preocupação está em garantir o fornecimento de uma alimentação adequada. E o maior problema aí reside no conceito de o que é uma alimentação adequada para um animal em cativeiro.

Será que é apenas fornecer aquilo que ele prefere ou gosta? Para entender isso, precisamos diferenciar alimentação de nutrição. A primeira significa apenas matar a fome do animal. Já a segunda deve, além de matar a fome, deve prover os nutrientes necessários para atender às necessidades metabólicas do animal, em doses adequadas para que não haja excessos que prejudiquem a saúde deles.

É comum animais fora da natureza preferirem alimentos que não atendem inteiramente ao princípio da nutrição adequada. Isto vale tanto para um cachorro que prefere qualquer coisa, menos aquela ração de ótima qualidade, quanto para uma ave que prefere sementes em vez de alimentos balanceados. Essa característica frequentemente leva o proprietário a atender aos desejos de seu pet, acreditando que está fazendo o melhor para ele. Nós mesmos temos a tendência de nos alimentarmos de forma errada, mas conscientemente moderamos o consumo de alimentos inadequados visando nosso bem-estar e longevidade.

Animais não têm este privilégio. Por questões evolutivas, eles sempre preferirão alimentos mais energéticos, que devem ser consumidos com moderação, como os papagaios com as sementes de girassol ou canários com o níger. Ambos são alimentos muito nutritivos, mas, como o ovo para humanos, devem ser consumidos com moderação.

No caso das aves, as pessoas tendem a querer imitar ao máximo sua alimentação na natureza e, por isto, as sementes são geralmente a primeira escolha. O que todos se esquecem é de que, ao serem tiradas de seu ambiente natural, muitas adaptações devem ser feitas. Um exemplo é o gasto de energia de uma ave na natureza comparada com a um ambiente cativo, onde as possibilidades de exercício são muito limitadas. A melhor maneira de conseguirmos os nutrientes em quantidade correta é com a ingestão de alimentos balanceados e devidamente enriquecidos com vitaminas, minerais e aminoácidos (formadores das proteínas).

Muitos contestam o conceito acima, afirmando que aves de estimação ainda não estão totalmente adaptadas ao cativeiro e precisam se alimentar com sementes ou vegetais.. Talvez a melhor receita seja uma alimentação baseada em produtos balanceados e industrializados, mas ainda com uma pequena complementação por sementes ou vegetais frescos. De qualquer maneira, a nutrição correta é aquela em que se prioriza o fornecimento de alimentos de alta qualidade, limpos e vindos de fornecedores conhecidos e idôneos. Seguir estas recomendações é o primeiro passo para que seu animal de estimação tenha uma vida muito mais sadia e segura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo