Raça Cão d'Água Português

Mergulhador e nadador exímio, o cão é um grande companheiro dos pescadores de Portugal. Muito ativo, não é um tipo de cachorro para casas sem quintal ou apartamento. Gosta de passear e brincar, de preferência acompanhado pelo dono.

Muito inteligente, é recomendável para proprietários mais experientes, já que é voluntarioso e tem personalidade forte. Por isso aconselha-se adestramento básico desde filhote.

Ficha Técnica

Origem: Portugal
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: há duas variedades de pelos: longa e ondulada e outra mais curta e encaracolada. Na primeira, o pelo longo é macio e com leve brilho. Já na segunda o pelo curto é denso, opaco, e com formas compactas de cachos cilíndricos
Cores: a coloração pode ser simples ou composta. Na simples pode ser branca, preta ou marrom. Na composta há misturas de preto ou castanho com branco. Em cães com pelagem branca, a trufa, interior da boca e bordos palpebrais devem ser negros, e não albino. Uma característica da raça é a tosa parcial. A metade de trás é tosquiada, ficando apenas um tufo de pelos na pontinha da cauda.
Temperamento: inteligente, voluntarioso, obediente e atento

Histórico

Acredita-se que o cachorro foi levado à Península Ibérica pelos mouros. Ele foi um grande companheiro dos navegadores durante a expansão marítima, por volta de 1500.

Age como Retriever, o animal recolhe a caça (peixe) da água, além de auxiliar no recolhimento dos materiais de pesca.

O Cão d’Água Português entrou para o Livro dos Recordes na década de 70, como a raça canina mais rara do mundo. Ele saiu da lista de extinção graças ao empenho de Daynne Miller, uma norte-americana que levou alguns exemplares para os Estados Unidos.

Cuidados e Dicas

O pelo do Cão d’Água Português merece atenção, já que é um pouco longo e encaracolado.

Curiosidades

O cão lusitano ganhou destaque na mídia no início de 2009, por ter sido o cachorro escolhido para habitar a Casa Branca. Michelle Obama revelou sua preferência em uma entrevista concedida à revista “People”, afirmando que a raça “tem um temperamento muito bom. Eles também não são muito grandes ou muito pequenos”. Outra característica que atraiu o casal Obama é que o cão quase não solta pelo, o que o torna popular entre pessoas alérgicas, como a filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, Malia, de 10 anos.

Para facilitar sua natação, o cão conta com membrana entre os dedos mais desenvolvida.

Artigo AnteriorPróximo Artigo