Raça Cão Pastor Catalão

Donos de um instinto maternal único, estes cães são excelentes pastores e desempenham a função sem precisar de treinamento prévio. Originário da Catalunha, Espanha, o animal é muito comum na Europa, principalmente na Finlândia, na Alemanha e na Suíça.

Trata-se de um cão vigilante, corajoso e enérgico, o que faz dele não só um bom pastor, mas também um excelente cão de guarda. Não é à toa que o cachorro é utilizado em seu país de origem como policial, devido a sua fácil aprendizagem e resistência. Com cerca de até 55 cm de altura, o animal pode pesar até 18 kg, e requer cuidados básicos, principalmente com sua pelagem. Isso porque ela é vasta e lisa, necessitando ser aparada com frequência na região dos olhos, que tende a ser coberta.

Ficha Técnica

Origem: Espanha
Utilização: pastoreio, companhia e policial
Porte: grande
Pelagem: pelo longo, liso e levemente ondulado nas pontas
Cores: as tonalidades aceitas vão do cinza ao preto com marrom
Temperamento: inteligente, fiel, manso

Histórico

Este belo e robusto animal é descendente do Pastor de Pireneus da Catalunha, além do Pastor Português da Serra de Aires. Trata-se de uma raça muito antiga originária da Espanha que teve seu primeiro padrão estabelecido em 1929.

Cuidados e Dicas

Por ser um cão muito determinado e independente, pode desempenhar suas funções por conta própria. Para o dono conseguir controlá-lo, é necessário treinamento desde filhote.

É uma raça rústica, tipicamente do campo, e apesar de gostar do clima familiar, não é aconselhável em ambientes restritos, sem espaço para atividades físicas diárias.

Curiosidades

O cão fez parte da Guerra Civil Espanhola, quando foi muito utilizado como mensageiro entre as tropas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo