Raça Cão Pelado Mexicano

Pelado mexicano é um cachorro raro, quase sem nenhum pelo, que pode ser encontrado em diferentes tamanhos. Este cão também é conhecido pelo nome nahuatl (idioma indígena mexicano) xoloitzcuintli ou xoloitzcuintle, tepeitzcuintli ou Mexican Hairless. Muitos o chamam apenas de xolo.

O peso do animal varia bastante, de 4 a 20 kg. Ele possui um pescoço muito longo e orelhas com formato semelhante às de um morcego. O seu corpo é do formato chamado de “faraônico”, magro e elegante, semelhante aos galgos. Existe uma sub-raça com pelo que se cruzado com a variedade pelada pode dar filhotes de ambos os tipos.

Ficha Técnica

Origem: México
Utilização: companhia e guarda
Porte: pequeno e médio
Pelagem: praticamente sem pelos, mas alguns possuem variações possuem quantidades de pelos na cabeça, pés e ponta do rabo. Na variedade com pelos, eles são compactos e densos
Cores: cor preta ou cinza, podendo apresentar manchas brancas. Diversas cores podem aparecer na variedade com pelos
Temperamento: calmo, astuto e alegre

Histórico

A história da raça tem mais de 3 mil anos, quando os animais eram muito difundidos entre os povos pré-colombianos. Acredita-se que algumas culturas os mantinham como bichos de estimação e aquecedores de leito, animais sagrados e mesmo como animais de corte. Relatos espanhóis do século 17 descrevem grandes banquetes com centenas de cães servidos.

Apesar da longuíssima história da raça, ela só foi reconhecida oficialmente na década de 50. O Cão Pelado Mexicano se tornou muito raro na segunda metade do século 20 e quase entrou em extinção, mas esforços de criadores na década de 80 ajudaram a revitalizar a raça.

Cuidados e Dicas

Muitos membros dessa raça não apresentam todos os dentes. A sua falta de pelo também o torna vulnerável ao câncer de pele e o animal pode necessitar o uso de protetores solares.

Curiosidades

Na mitologia dos aztecas os xolos eram considerados sagrados pois acreditava-se que tinham a capacidade de conduzir seus mestres no mundo dos espíritos. Segundo a mitologia azteca que deus Xolotl fez o xoloitzcuintle de um pedacinho do osso da vida, do qual também foram feitos os seres humanos. Xolotl deu essa dádiva aos seres humanos com instruções para proteger este animal com a sua vida em troca dele o acompanhar pelos perigos de Mictlan, o mundo dos mortos, dirigindo seus mestre à Estrela Vespertina nos céus.

Artigo AnteriorPróximo Artigo