Raça Coton de Tulear

Esperto e atento, o Coton de Tulear é um bom cão de alarme. Fiel ao dono, gosta de fazer atividades em sua companhia. Como é muito ligado ao proprietário, não suporta ficar sozinho, por isso, alguns exemplares podem desenvolver ansiedade de separação. Alguns ficam nervosos, rancorosos, chateados, entre outros comportamentos.

Curiosos, gostam de fuçar, conhecer novas pessoas, locais e situações. Paciente e alegre, gosta da companhia e de brincar com crianças. Sociável, enturma-se facilmente com outros cães.

Ficha Técnica

Origem: Madagascar
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo longo e macio
Cores: branca, com suave coloração cinza claro (mistura de pelos brancos e pretos) ou vermelho ruão (mistura de branco com fulvo) nas orelhas.
Temperamento: alegre, sociável e brincalhão

Histórico

Sua aparência fofa, como uma “bolinha de algodão’, contribuiu para a escolha de seu nome coton, que significa algodão em francês. Já Tulear, localizada em Madagascar, é o nome da cidade natal da raça.

Os ancestrais do Coton chegaram a Madagascar em navios piratas, nos séculos 16 e 17. Não se sabe ao certo se os cães serviam de companhia aos piratas, se estavam no navio para caçar ratos, ou se vinham junto com os saques que costumavam fazer em outros navios.

Cuidados e Dicas

Em geral, o Coton de Tulear é um cão saudável. Mas algumas doenças são mais comuns à raça, como problemas cardíacos, no fígado, coluna, e nos olhos.

Curiosidades

O Coton de Tulear é a única raça de cachorro que foi desenvolvida na ilha de Madagascar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo