Raça Fox Paulistinha

Carinhosamente chamado de Fox Paulistinha, o Terrier Brasileiro é um cão extremamente ativo e atento. Inteligente, pode ser um cão de companhia, caça de pequenos roedores, guarda e alarme. Afetuoso com o dono, fica desconfiado e pouco a vontade na presença de estranhos.

Brincalhão, gosta da companhia de crianças. Engana-se quem imagina que, por ter uma estrutura mediana, ele precisa de pouco espaço. Inquieto, o Fox Paulistinha gosta de correr, brincar e estar sempre em movimento. Muito independente, costuma não ser muito obediente. Por isso recomenda-se adestramento básico.

Ficha Técnica

Origem: Brasil
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, liso e macio
Cores: cor de fundo branca, com marcações pretas, azuis ou marrons, com demarcações em partes específicas
Temperamento: alerta, esperto, amigável e ativo

Histórico

Hábeis na caça de pequenos roedores, o Fox Terrier e o Jack Russel Terrier eram cães facilmente encontrados em navios europeus, principalmente os ingleses, durante o século 19. Assim, as duas raças chegaram ao Brasil. Alguns acreditam que o Fox Paulistinha seja resultado do cruzamento desses cães com os cachorros que já viviam no Brasil.

Uma outra história conta que no fim do século 19 e início do 20, jovens brasileiros filhos de fazendeiros, foram estudar nas universidades européias. Muitos retornavam casados e traziam suas esposas para morar nas fazendas. Estas, como companhia, traziam seus Terrier, que cruzaram com os cães brasileiros.

Em 1981, o Terrier Brasileiro ganha o Clube do Fox Paulistinha, e em 1995, a raça foi internacionalmente reconhecida.

Cuidados e Dicas

Pequeno, mas robusto, o Fox Paulistinha não apresenta tendência a desenvolver graves doenças. Recomenda-se apenas escovadas frenquentes no pelo para eliminar os pelos mortos.

Curiosidades

Em 2000, proprietários e simpatizantes do Fox Paulistinha ameaçaram protestar em frente ao Conar (Conselho de Auto-regulamentação Publicitária), contra outdoors da nova lata do refrigerante Sprite. O comercial trazia um Fox Paulistinha associado à expressão vira-lata. As propagandas foram retiradas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo