Ele é discreto e tem cara de mau. Costuma latir pouco, e apenas quando necessário. Carrancudo, com o rosto cheio de dobras, é considerado um dos animais mais cabeçudos. Apesar de todas essas características, é um cão dócil e afetuoso com os donos.
Ele é um cachorro paciente com crianças mas, devido ao seu tamanho, é desaconselhável deixá-los sozinhos. Suas brincadeiras abrutalhadas podem machucar. O seu grande porte também pede por espaços grandes, além de passeios frequentes.
Ficha Técnica
Origem: Itália
Utilização: guarda e defesa
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, duro e denso. Não deve apresentar nenhum traço de franja
Cores: cinza, cinza chumbo e preto, mas também marrom, fulvo e fulvo avermelhado (corça vermelho), com algumas pequenas manchas brancas no peito e na ponta dos dedos. As cores citadas podem ser tigradas; castanho, cinza pombo e tons isabela são tolerados
Temperamento: inteligente, leal e atento
Histórico
A origem precisa da raça é desconhecida. Há histórias que afirmam que ele foi trazido da Índia por Alexandre, o Grande. Outros, que ele descende dos molossos, de Roma. Controvérsias à parte, o Mastim Napolitano foi fundamental para a constituição de cães de grande porte como o São Bernardo, o Rottweiler, entre outros.
As características atuais do cão foram desenvolvidas pelo escritor italiano Piero Scanziani. Em 1949, ele obteve o reconhecimento oficial da raça, cujo padrão foi definido em 1971.
Cuidados e Dicas
O cão pode desenvolver displasia coxo-femural, torção gástrica, otite, entrópio (pálpebras viradas para dentro), dermatite e obesidade.
Curiosidades
Ao nascer, o filhote pode ou não apresentar rugas no rosto. Elas podem permanecer, sumir, reaparecer, ou sumir de vez. O recomendável é que as rugas fiquem, por isso é importante observar os pais do filhote.