Raça Pinscher Alemão

Ele não é tão baixinho quanto seu parente, o Pinscher Miniatura, e nem alto e esbelto como seu primo, o Doberman. Mas não se engane com sua aparência. O Pinscher Alemão é um cachorro fiel e dedicado ao dono, mas extremamente possessivo, além de territorialista.

Essas características fazem com que o animal seja muito procurado como cão de guarda. Mas como é muito possessivo, aconselha-se adestramento básico e de obediência desde filhote. Atento e ativo, ele precisa de muitos passeios, brincadeiras e espaço para gastar seu excesso de energia.

Ficha Técnica

Origem: Alemanha
Utilização: companhia, guarda e trabalho
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso, liso, fechado e brilhante
Cores: uniforme: ruivo cervo, marrom avermelhado ao marrom avermelhado escuro. Ou preto e castanho: preto brilhante, com marcações em marrom avermelhado
Temperamento: fiel, possessivo, autoconfiante e inteligente

Histórico

Como a maioria das raças caninas, o Pinscher Alemão tem sua origem desconhecida. Mas estudiosos da espécie afirmam que há registros de obras de arte com a imagem do cão, datadas do final do século 18. Os cachorros que contribuíram para a formação desta raça também são nebulosos. O que é certo é que o Pinscher Alemão participou no surgimento do Doberman Pinscher e do Pinscher Miniatura.

O Kennel Club alemão reconheceu a raça em 1879, e o britânico fixou os padrões provisórios para o Pinscher Alemão apenas em 1988. A demora é justificada pela quase extinção do animal durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar de poucos exemplares, a espécie é conhecida atualmente devido ao esforço e dedicação de Werner Jung, que recuperou a linhagem do cachorro.

Cuidados e Dicas

O pelo curto e bem rente ao corpo, dispensa escovadas frequentes. Apenas o suficiente para retirar os pelos mortos.

Curiosidades

O Pinscher age por instinto, impulso. Por isso, muitos acham que ele é o tipo que morde primeiro para pensar depois.

Artigo AnteriorPróximo Artigo