Muito ativo e companheiro, o Setter Irlandês Ruivo é um tipo de cão que pede locais espaçosos para correr e gastar sua energia. Por isso o cão é uma boa companhia para crianças. Ele pode passar horas brincando com elas.
Muitos o consideram teimoso, por isso é aconselhável submetê-lo a adestramento básico desde filhote. Apesar de ser um cão de caça, o Setter também exerce com eficiência a função de guarda, latindo e dando alarme.
Ficha Técnica
Origem: Irlanda
Utilização: caça e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, médio e longo em determinadas partes do corpo. O ventre e as patas costumam ser franjadas
Cores: castanho sem traço de preto; branco no peito, garganta e dedos. Pode apresentar uma pequena estrela ou lista branca estreita no focinho ou na face
Temperamento: inteligente, ativo, brincalhão e leal
Histórico
Não se sabe ao certo a origem do Setter Irlandês Ruivo. Sabe-se apenas que ele descende do Setter Irlandês Ruivo e Branco e mais uma raça desconhecida, mas com forte pelagem ruiva.
Antes mesmo de estabelecer o primeiro padrão – em 1886 –, a raça ganhou um clube conhecido como Irish Red Setter Club, em 1882.
Cuidados e Dicas
Pode apresentar problemas como displasia coxo-femural, epilepsia e atrofia progressiva da retina. As orelhas também merecem atenção especial pois podem desenvolver otite.
Curiosidades
Uma Setter adestrada em um centro de treinamento para cães em Nova Jérsei, nos Estados Unidos, acionou a tecla do telefone programada para chamar os bombeiros, quando ouviu o alarme que indicava problemas com o oxigênio de uma paciente. Após apertar a tecla, ela começou a latir e rapidamente os bombeiros chegaram ao local, salvando a vida da paciente.