Raça Yorkshire Terrier

Ele gosta da companhia do dono e de fazer parte da família. Por ser pequeno, é facilmente transportado para qualquer lugar e vive tranquilamente em apartamentos e espaços reduzidos. Apesar de ser frequentemente visto no colo, é um cão independente que gosta de caminhar e explorar novidades.

Convive bem com crianças, mas não muito bem com outros cachorros, já que gosta de dominar o território. Muito atento, além de ser um cão de companhia, pode exercer a função de cão de alarme, já que é esperto. Apesar de independente, não aprecia ficar muito tempo sozinho.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: o pelo do tronco é comprimo, liso e brilhante. Na cabeça é longo, de cor castanho dourado intenso, e de cor mais saturada nas faces, na base das orelhas e no focinho, local em que o pelo é longo. O castanho da cabeça não deve alcançar o pescoço. Não é permitido mescla de pelos escuros ou encarvoados na cor castanho.
Cores: cor azul aço escuro (azul prateado), nunca mesclados de pelos fulvos, bronze ou escuros. Cor castanho no peito. Essa cor sempre é mais escura na raiz e vai clareando a medida que se aproxima das pontas.
Temperamento: companheiro, alegre, carinhoso e independente

Histórico

Hoje ele é visto no colo das madames, mas Yorkshire Terrier já teve seus dias de valentia. Originalmente ele foi desenvolvido para caçar ratazanas que infestavam as minas de carvão. Era preciso um cão pequeno e ágil para correr atrás dos roedores. Além de eficiente em sua função, o cão chamou a atenção pela beleza e inteligência. Em pouco tempo, o resultado do cruzamento entre Skye Terrier, Dandie Dinmont, Maltês e Terrier preto e castanho, conquistou a admiração de criadores que resolveram aprimorar a raça.

O The Kennel Club inglês oficionalizou a raça em 1898. Em pouco tempo o Yorkshire deixou as minas para saltar no colo das nobre senhoras.

Cuidados e Dicas

O pelo do Yorkshire merece atenção especial. Deve ser frequentemente escovado, e lavado com xampu, condicionador para que os fios não fiquem embaraçados, além de finalizados com leave-in (creme sem enxágue). Aconselha-se tosar ou prender a franja para liberar a visão do cão.

Curiosidades

A apresentadora Xuxa já teve um exemplar da raça, assim como Ana Maria Braga, e a über model, Gisele Bündchen, dona da cadelinha “Vida”, que a acompanha entre um desfile e outro.

racao_yorkshireCrédito: Divulgação

PremieR Yorkshire Adultos conta com o exclusivo PremieR Derma System que é uma associação equilibrada do nobre óleo de Prímula, rico em ômega 6 com o óleo de peixe de águas frias, fonte de ômega 3, além de níveis ótimos de vitamina A, biotina e zinco quelatado. Esse composto de óleos, vitaminas e minerais proporcionam uma pelagem muito mais brilhante, além da pele saudável. PremieR Yorkshire Adultos favorece o controle do pH urinário, importante para prevenção da formação de cálculos de oxalato de cálcio e estruvita, que aparecem com freqüência na raça. Além disso, PremieR Yorkshire Adultos apresenta uma combinação perfeita entre fibras naturais de polpa de beterraba branca, MOS.(prebiótico) e extrato de Yucca que proporcionam um ótimo aproveitamento de todos os nutrientes da alimentação, reduzindo também o odor das fezes. Toda esta preocupação em promover proteção, saúde e longevidade é ainda mais intensificada através do enriquecimento do alimento com frutas desidratadas e fibra natural de aveia que proporcionam um aumento da imunidade através de fontes naturais de vitaminas e minerais.

Veja mais sobre este alimento para Yorkshires

Artigo AnteriorPróximo Artigo