Raça Scottish Fold

Criado por volta de 1960, o gato possui uma marca bem peculiar: as orelhas dobradas para a frente. Para chegar à raça como é conhecida hoje, foram cruzados exemplares de Britânico Pelo Curto e Americano de Pelo Curto.

Carinhoso e companheiro, o Scottish Fold aprecia a companhia de humanos e outros bichos, sendo ideal para lares movimentados. O felino pode apresentar variações de pelo curto e longo, além de poder nascer com orelhas eretas, o que é mais raro e pouco aceito entre os criadores.

Dono de um corpo forte e compacto, o felino possui o rosto arredondado. Seus olhos, além de amendoados, são bem abertos. O pescoço é curto e sua cauda é felpuda e flexível.

Ao contrário da maioria das raças, para manter seu pelo sempre bonito, deve-se evitar ao máximo escová-lo. Já suas orelhas, merecem um cuidado especial. Devem ser limpas com algodão úmido com frequência.

Ficha Técnica

Origem: Reino Unido e Estados Unidos
Utilização: companhia
Porte: pequeno e médio
Pelagem: pelo curto e longo
Cores: branco, preto, azul, vermelho, creme, com manchas e tigrado
Temperamento: orgulhoso, inteligente e curioso

Histórico

Desenvolvido no Reino Unido por volta de 1960, o Scottish Fold foi aprimorado nos Estados Unidos, uma vez que, em sua primeira versão, o gene que determina a característica das orelhas dobradas também causava doenças no esqueleto.

Os modelos atuais, contudo, não apresentam tais problemas, sendo saudáveis e companheiros. Suas orelhas dobradas em conjunto com os olhos grandes e o rosto redondo compõem um visual exótico que tem agradado. Atualmente, o felino é o 7º com o maior número de nascimentos no mundo.

Cuidados e Dicas

Evite dar leite de vaca aos filhotes. Eles possuem baixa tolerância a lactose.

Curiosidades

Conseguem suportar condições climáticas rigorosas e baixas temperaturas.

Algumas variedades do gato têm o costume de dormir com as patas viradas para a cima.

Parte dos gatos da raça pode apresentar orelhas eretas lembrando os gatos tradicionais em certos períodos da vida como a gravidez. No entanto, voltam ao normal em pouco tempo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo