Notícias

Cadela é usada para encontrar DVDs falsificados

Dixie consegue farejar grandes áreas em questão de minutos  - Reprodução/TelegraphDixie consegue farejar grandes áreas em questão de minutos
Crédito: Reprodução/Telegraph

Pode até parecer coisa de filme, mas é pura realidade. Depois da labradora Ruca se especializar em identificar CDs e DVDs piratas, em Portugal, chega a vez de um talentoso cão farejador atuar no Reino Unido. O animal será usado pela primeira vez para a tarefa. O serviço caberá à cadelinha Dixie, uma Springer Spaniel de um ano. Ela será utilizada por policiais do Instituto de Normas Comerciais do Reino Unido, que é a associação que zela pelo consumidor e pelas empresas do país.

Em entrevista ao site do jornal Telegraph, o instituto revelou que a cadelinha terá “grande impacto” na rapidez dos policiais para encontrar os discos falsificados e apreender pessoas suspeitas de transportar mercadorias ilegais. O policial Brian Wilson foi o primeiro a usar a cachorrinha para farejar DVDs. “Dixie passou pela avaliação em maio, então, agora, ela está licenciada para efetuar o trabalho”, contou o oficial.

Dixie demonstrou suas habilidades na terça-feira, 15 de junho, em uma conferência sobre defesa do consumidor, em Edimburgo. “Dixie vai encontrar discos em qualquer lugar e em qualquer quantidade. Ela vai até mesmo encontrar fragmentos de um disco quebrado escondido, por exemplo, dentro de um veículo”, disse Wilson.

A cadelinha não consegue distinguir a diferença entre um disco verdadeiro e um falso, mas pode cobrir grandes áreas em questão de minutos, disse um porta-voz. Dixie também é treinada para farejar tabaco e ajudará o conselho de Clackmannanshire e a cidade de Stirling, na Escócia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo