Mercado Pet, Notícias

Catnip: a erva do bem

PetMag - Guilherme Solari - O spray é prático para espalhar a erva nos brinquedos que seu gato mais gosta title=O spray é prático para espalhar a erva nos brinquedos que seu gato mais gosta
Crédito: PetMag – Guilherme Solari

Mais popularmente conhecida por Catnip, ou Erva de gato, essa planta da família da Hortelã tem dado o que falar. Isso porque há donos que têm receio de utilizá-la, com medo de deixar seu gato “viciado”. Mas o mito de que o Catnip é uma droga e que vicia é falsa.

Isso é o que afirma a veterinária Renata Gaspar Vieira, especialista em animais silvestres do pet shop Au Pet Store. Ela explica que a erva não é alucinógena como muitos acreditam e que seu efeito não dura mais que uma hora. “a erva atua como uma espécie de ferormônio natural no gato”, explica. Seu princípio ativo se dá através da substância Neptalactone, que estimula o instinto predador do animal e afeta cerca de 80% dos felinos, inclusive Leões, Pumas e Onças.

PetMag - Guilheme Solari - Se não gostou do spray, quem sabe um "cotonete" agrade title=Se não gostou do spray, quem sabe um "cotonete" agrade
Crédito: PetMag – Guilheme Solari

A erva é geralmente encontrada à venda seca, como recheio de brinquedos de pano, mas a veterinária ressalta ainda, que existem versões em spray e até mesmo em cotonetes, que podem ser aplicados diretamente em brinquedos ou no próprio pelo do gato. Os produtos, no entanto, são importados e não muito baratos, cerca de 40 reais, mas podem ser encontrados em versões nacionais em pet shops por um valor mais acessível.

O Catnip também é muito receitado em casos de depressão, cio e até mesmo para distrair o felino enquanto um novo animal é introduzido na casa. Ao contrário da crença popular, a erva tem os mesmos efeitos em gatos castrados sendo, inclusive, recomendada, uma vez que os animais podem apresentar um quadro depressivo nessa situação.

Uma outra forma para utilizar a erva nos gatos é durante a gravidez de alguém na casa ou na presença de bebês. Neste caso, de acordo com Renata, o Catnip pode ser utilizado “para que o gato esqueça a situação do dono, e passe a perceber mais o ambiente, servindo como uma distração ao felino, para que ele não fique enciumado, ou se sinta rejeitado”. A veterinária lembra, no entanto, que apesar de seus usos medicinais e terapêuticos, o Catnip não deve ser utilizado todos os dias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments