Apesar de poucos meses de vida, o filhote de peixe-boi entregue ao Ibama em fevereiro tem muita história para contar. O mamífero foi pego em uma rede de pesca em Atalaia do Norte, Amazonas, e acabou passando dois meses preso em um poço até ser finalmente entregue às autoridades responsáveis.
Para piorar a situação, o bebê de cerca de 64 quilos perdeu a mãe e segundo especialistas, o filhote estava desnutrido. Agora, o animal acaba de ganhar um novo lar até se reestabelecer: a reserva de Mamirauá.
O mamífero precisou ser transportado em uma piscina para crianças, no teto de um barco. A previsão é que ele seja tratado e se recupere em segurança, para depois ser solto na natureza. Vale lembrar que o peixe deve receber um aparelho eletrônico que transmitirá a sua localização para que possa ser monitorado por biólogos.
Este é o terceiro peixe-boi encontrado pelo Ibama em 2009, e já não é o último. Quarta-feira 4 de março, um filhote foi resgatado pela polícia militar do Amazonas. Por meio de uma denúncia, o animal foi encontrado em um lago, preso pelo rabo por uma corda.
Com apenas três meses e pesando 13 quilos, o mamífero apresentava sub-nutrição e estava servindo como isca para um pescador, que estava interessado na captura da mãe do bicho.
Na natureza, um peixe-boi adulto pode medir três metros de comprimento e pesar entre 200 e 300 quilos.