Carpas com rostos e traços semelhantes aos dos humanos estão atraindo a atenção na cidade sul-coreana de Chongju. Os animais vivem em um pequeno lago atrás da casa de um senhor de 64 anos desde 1986, mas só agora estão fazendo sucesso.
Especialistas acreditam que eles são descendentes híbridos de duas espécies de carpa: a comum e a européia. Ambos têm mais de um metro de comprimento e possuem feições que lembram nariz, olhos e lábios humanos.
“Parece que eles estão ficando cada vez mais parecidos com humanos com o tempo”, disse o dono dos animais para uma emissora local de TV. Como ambas as carpas são fêmeas, é impossível reproduzi-las.
Essa é a segunda vez em poucos meses que as carpas apareceram como curiosidades nos noticiários asiáticos. Em novembro de 2008, um cardume de carpas pequenas em um lago em Changsha, na província chinesa de Hunan, afastaram um pato que pousou tentando se alimentar delas. Os animais se uniram e atacaram o pato saltando sobre ele em grupos, até que a ave fugiu.