Artigos

Gato andando de coleira?

Ao pensar em um gato, muitas pessoas já imaginam um bicho individualista e solitário, que jamais andaria comportadamente ao lado do dono como os cachorros. Apesar de não possuir o instinto de matilha como os cães, com um pouco de treinamento um gato pode se adaptar perfeitamente a andar de maneira comportada pelas ruas e parques.

Coleiras especiais para gatos podem ser encontradas nas lojas e estão se tornando cada vez mais comuns. Diferentes dos acessórios para cachorros, a maioria delas não circunda apenas o pescoço do animal, mas as patas dianteiras também, como se fosse um colete, já que os bichanos têm maior facilidade em escapar. Outras versões comuns são uma espécie de “jaqueta”, com a coleira presa nas costas do animal.

Talvez o mais importante de tudo seja começar cedo, quanto mais jovem melhor. Aos poucos meses já comece a habituar o animal com o acessório, colocando-o por alguns minutos a cada dia dentro de casa. É preciso que ele desenvolva o hábito de usar a coleira.

Quando já estiver acostumado, saia com ele em uma área tranquila, de preferência de manhã cedo ou no fim da tarde, quando o instinto de exploração do animal está mais ativo.

Quando os passeios começam, é preciso educar o gato a andar ao seu lado e não sair puxando em qualquer direção. É preciso estabelecer uma relação de controle para educá-lo. Comece a andar e se ele tentar correr, simplesmente pare e espere o quanto for necessário para que ele se acalme. Ande mais um pouco e pare assim que ele não se comportar novamente, só continuando o passeio quando o gato se acalmar. É preciso uma certa paciência nesse estágio inicial, mas após algum tempo ele vai começar a associar o comportamento dele com a possibilidade de passear.

Elogie, acaricie e ofereça petiscos ao seu animal sempre que ele fizer algo correto, e pare enquanto ele não se comportar, mesmo que leve alguns minutos. Gatos não reagem bem a ameaças físicas e gritos. Ele vai apenas perder a confiança no dono e aprender a temê-lo.

Comece com passeios curtos de meio quarteirão, dependendo do comportamento do felino, e vá estendendo as saídas conforme ele se acostuma. Também não estranhe as pessoas olhando estranho para você. A maioria nunca viu um gato andando com coleira antes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments