De acordo com uma equipe internacional de arqueólogos, o processo de domesticação de equinos se iniciou há quase seis mil anos. O estudo, que foi realizado no Cazaquistão, foi publicado na quinta-feira 5 de março, pela revista Science.
Após a análise de fósseis antigos de cavalos, os estudiosos descobriram que os animais já eram utilizados como meio de transporte há 5,5 mil anos. Também foram estudados objetos de cerâmica dos povos que habitavam a região. A pesquisa detectou ainda que estes povoados consideravam o porte físico do animal na hora de selecioná-los, antes da criação.
Financiado pelas universidades de Exeter e Bristol, no Reino Unido, o estudo teve como principais contribuições, o entendimento de como a espécie tem se desenvolvido durante os anos e também a repercussão social e econômica causada pelo uso dos animais nas sociedades mais antigas.
Atualmente
Além de ser utilizado como transporte, o equino se tornou muito popular nas competições de hipismo, que acontecem desde 1912 nas Olimpíadas. As provas incluem adestramento, cross-country e salto. Cada cavaleiro deve utilizar o mesmo cavalo em todas as etapas, obtendo pontuacões individuais em cada modalidade, para que no final, haja a soma total.