Crédito: CC axinar
A revista Journal of Biogeography publicou uma matéria, quarta-feira dia 17 de junho, revelando que os ancestrais do ser humano são os oragotangos, e não os chimpanzés, como se pensava anteriormente. O texto surgiu depois que antropólogos norte-americanos divulgaram estudos de DNA e fósseis dos primatas.
Os objetos de pesquisa de Jeffrey Schwartz, professor de antropologia da Universidade de Pittsburgh, e John Grehan, presidente da Academia de Artes e Ciências, foram chimpanzés, gorilas e oragotangos. O resultado revelou que os seres humanos compartilhavam 28 características com os orangotangos, mas somente duas com os chimpanzés e sete com os gorilas.
Os cientistas também compararam 56 características dos seres humanos modernos, hominídeos fósseis (como o australopitecos) e os fósseis de outros primatas. Esse estudo mostrou que os orangotangos compartilhavam oito traços com os australopitecos.
Para os pesquisadores, a presença das características de orangotangos nos seres humanos modernos, contradiz a ideia de que os homens primitivos eram similares aos chimpanzés.