Os rinocerontes de Java, um dos mamíferos mais raros do mundo, serão protegidos por um conjunto de 34 câmeras no único local onde ainda vivem na natureza, em uma floresta da Indonésia.
A iniciativa veio do Fundo Mundial para a Natureza (WWF) que pretende “mostrar a urgência em salvar” os rinocerontes selvagens de Java, que são apenas 50 exemplares na Indonésia, além de dez outros no parque Cat Tien, no Vietnã.
Os grandes mamíferos podem chegar a 1,5m de altura e 3m de comprimento, chegando a pesar até 2,3 mil kg. Conhecidos por sua “couraça” em forma de placas por todo o corpo, os animais têm como principais ameaças a caça predatória, uma vez que seus chifres são valiosíssimos para a medicina tradicional chinesa e a destruição do seu habitat.
Além disso, as populações restantes sofrem de alta incidência de doenças devido à consanguinidade. Por causa do pequeno número de indivíduos da espécie, os animais se tornam muito semelhantes e mais vulneráveis a problemas transmitidos geneticamente.