Crédito: Divulgação
Listrinhas no rosto e o corpo coberto por linhas com traços indefinidos, em um fundo laranja, com traços brancos e azuis. Esta é a nova espécie de peixe encontrada por mergulhadores da ilha Ambon, leste da Indonésia, no ano passado.
Seu visual inspirou cientistas a apelidá-lo de “psicodélico”, de acordo com notícia publicada no Copeia, jornal científico norte-americano. Ainda segundo o artigo, a novidade integra a família do peixe sapo, mas sua aparência é única até mesmo entre seus semelhantes.
Ele tem um rosto largo e achatado, bochechas e queixo gordos e cheios, e olhinhos azuis posicionados à frente, como os humanos – e não na lateral, como os peixes costumam ter.
Segundo os mergulhadores que observaram o peixe, ele se movimenta dando uma série de pequenos pulos, utilizando seu rabo, e uma espécie de pata, para impulsionar o fundo do mar. O psicodélico se desloca como se fosse uma bola de borracha, quicando em corais e na areia do mar.
Na verdade, a espécie foi descoberta há 20 anos, mas ficou engavetada – foi erroneamente classificada – até esta recente descoberta. E a novidade só foi revelada porque os mergulhadores não conseguiram identificar o animal. Intrigados, decidiram enviar as imagens a um especialista em peixe sapo, da Universidade de Washington.