Artigos

Cuidados com crianças e pets roedores

Ter um animal de estimação pode ser uma experiência muito importante na vida de uma criança, já que pode ensinar lições valiosas sobre a necessidade de cuidar de outras criaturas, além de desenvolver laços afetivos e até mesmo a lidar com a morte.

É preciso, no entanto, tomar cuidado com o contato entre crianças muito novas (menores de cinco anos) e os pets, especialmente ao se tratar de animais exóticos como os roedores. Apesar dos casos serem raros, eles podem apresentar algumas doenças transmissíveis aos seres humanos.

Segundo um estudo desenvolvido pelo Centro de Controle e Prevenção de doenças dos EUA, cerca de 11% de todos os casos de salmonela nessa faixa etária foram transmitidos por roedores, como o Hamster. O vírus pode causar diarréia severa, febre e dores estomacais.

As crianças pequenas são vulneráveis porque ainda estão desenvolvendo o seu sistema imunológico e pelo hábito de colocar muito as mãos na boca. Uma doença que causa leve desconforto em um adulto pode levar uma criança pequena a uma internação hospitalar.

É uma boa idéia consultar um veterinário antes de adquirir esse tipo de animal e certificar-se de que eles são adquiridos em uma loja de confiança.

Artigo AnteriorPróximo Artigo