Muitos donos de cães seguem a recomendação dos veterinários de alimentar seus animais duas vezes por dia – uma pela manhã e outra à noite – quando adultos; e de três a quatro vezes por dia, quando filhotes até os cinco meses de idade. Porém, seguir esta recomendação somente não é garantia de ter um cão completamente saudável e obediente, pois é necessário também criar regras e hábitos na nutrição canina.
Quantidades adequadas de ração
A alimentação de um cão deve suprir as calorias gastas em suas funções vitais e na realização de suas ações de circular e brincar.
Para saber as calorias exatas que seu cão precisa, é fundamental consultar seu veterinário, pois cada animal possui um quadro de saúde específico. Porém é possível ter uma ideia geral da quantidade de ração a ser oferecida avaliando a necessidade calórica conforme porte e nível de atividade diária do cão e dividindo pela energia metabolizável da ração, informação contida na embalagem do produto.
Ou seja: g/dia= (kcal/dia) ÷ (kcal/g)
Para saber a necessidade calórica do seu cão, é possível se guiar pela seguinte estimativa:
- Cães de tamanho pequeno com menos de uma hora de atividade diária: 110 a 620 calorias por dia;
- Cães de tamanho pequeno com entre uma e duas de atividade diária: 125 a 700 calorias por dia;
- Cães de tamanho pequeno com entre duas e três de atividade diária: 150 a 840 calorias por dia;
- Cães de tamanho médio com menos de uma hora de atividade diária: 620 a 1.230 calorias por dia;
- Cães de tamanho médio com entre uma e duas horas de atividade diária: 700 a 1.400 calorias por dia;
- Cães de tamanho médio com entre duas e três horas de atividade diária: 840 a 1.680 calorias por dia;
- Cães de tamanho grande com menos de uma hora de atividade diária: pelo menos 1.230 calorias por dia;
- Cães de tamanho grande com entre uma a duas horas de atividade diária: 1.400 calorias por dia ou mais;
- Cães de tamanho grande com entre duas e três horas de atividade diária: 1.680 calorias por dia ou mais;
A quantidade correta de alimentação do cão mantém seus níveis de energia física e mental estáveis, evitando problemas de saúde e indisciplina decorrentes de subnutrição e supernutrição.
Horários fixos para alimentação
Determinar horários exatos e tempo de duração para a alimentação do animal também é importante, tanto para que haja o controle do apetite e da regularidade da realização de suas necessidades, que são fortes indicadores sobre o estado de sua saúde; quanto para que este seja respeitoso com seu dono.
Cães que têm alimento à sua disposição durante um longo período e comem aos poucos, além de não permitirem que seus donos controlem se a quantidade que ingerem de alimento está adequada, tendem a defecar em horários diversos o que dificulta o controle sobre a higiene do ambiente. E, caso não tenham as tigelas colocadas e retiradas pelos donos após cerca de dez minutos, estes animais não entenderão quem é o provedor do alimento e não o respeitarão como líder.
Portanto a boa alimentação regrada é fundamental para o bem-estar do animal, permitindo que este expresse sua vitalidade e serenidade.