Notícias

Derramamento de óleo na Austrália contamina aves

Louise DockerCrédito: Louise Docker

Depois do vazamento de petróleo provocado pelo navio de carga Pacific Adventurer na quarta-feira, 11 de março, na Austrália, ainda não se pode calcular o tamanho do impacto ambiental causado. Foram cerca de 64 quilômetros de praias atingidas.

Apesar do desastre, dois dias após o acidente, oficiais de conservação natural ainda conseguiram resgatar com vida alguns exemplares de Pelicanos, embora cobertos por óleo.

O governo do Estado de Queensland ameaçou mover um processo contra a empresa responsável pelo navio cargueiro e pode exigir da companhia milhões de dólares em indenização. Isso porque os parques nacionais – que mantêm grande diversidade de espécies animais e vegetais – localizados ao norte de Brisbane, a capital de Queensland, foram os mais afetados pelo derramamento de petróleo.

Curiosidades

O Pelicano é uma ave da família Pelecanidae. Dono de um longo pescoço que contém uma bolsa na qual armazena o alimento, o pássaro é aquático, e pode ser encontrado em quase todos os continentes, com exceção da Antártida.

O animal, que pode medir até três metros de comprimento com as asas abertas, possui uma dieta restrita a peixes, e pode pesar até 13 kg.

Artigo AnteriorPróximo Artigo