Popularmente conhecida como sarna negra, a sarna demodécica é uma das doenças de pele mais comuns em cães. Caracterizada por lesões na pele, a doença surge quando a imunidade do animal está baixa e o ácaro Demodex, que naturalmente habita a pele dos cães, encontra um ambiente favorável para reprodução elevada, desenvolvendo assim a dermatite.
O dono deve suspeitar da ocorrência da sarna demodécica quando o animal apresentar ferimentos na pele com secreções e forte odor. E para fechar o diagnóstico é preciso realizar raspados de pele para realização de testes laboratoriais para identificação do ácaro. “O diagnóstico é dado quando se observa a presença de um grande número destes ácaros. Às vezes é preciso realizar o exame mais de uma vez para se ter a confirmação”, explica a médica veterinária Érica Akemi Miyauti Tamagusku.
Apesar de ser uma doença sem cura, uma vez que a presença do ácaro na pele do animal é natural, a médica veterinária explica que medidas simples mantêm a sarna demodécica sob controle. “É possível realizar o controle da doença mantendo a saúde do animal com uma alimentação adequada, vacinações e vermifugações em dia e principalmente a higiene do animal e ambiente. O tratamento imunológico é necessário para estimular as defesas naturais do organismo, de uma maneira segura, eficaz e sem nenhum efeito secundário”, explica a especialista.
Como a sarna demodécica pode ser transmitida da mãe contaminada para os filhotes durante a amamentação, não é recomendada a procriação de animais que apresentam a doença. Outra maneira de prevenção é manter o animal e o ambiente em que ele vive nas mais perfeitas condições de higiene.
Linha Propovets auxilia na prevenção e tratamento
Xampu e condicionador da linha Propovets, produzidos à base de própolis verde, além de higienizar, revitalizar e hidratar a pelagem, podem auxiliar na prevenção e tratamento da sarna demodécica. “Além de manter a pele e os pelos saudáveis, também mantém a população do ácaro Demodex sob controle, ocasionando fortalecimento da pele e dos pelos e mantendo-os com brilho e maciez”, conta Érica.
O princípio ativo da própolis verde é quem auxilia na prevenção e tratamento. “A melhora do problema ocorre porque a própolis verde age no controle da flora microbiana, impedindo a instalação de bactérias oportunistas. Além disso, em pele já lesionada, ela atua como cicatrizante, apresentando qualidades antimicrobiana, antifúngica, antisséptica e antiinflamatória”, completa a veterinária. Por se tratarem de produtos naturais, não agridem e nem irritam a pele do pet, podendo ser indicados para qualquer animal, inclusive os debilitados e idosos.
Serviço:
PROPOVETS®
SAC: 0800 880 1190
www.propovets.com