O médico veterinário australiano Tristan Rich conduziu na semana passada uma cirurgia de retirada de um tumor em um peixe dourado. George, como é chamado o peixinho de 10 anos de idade, não pesa mais que 80 gramas e teve o tumor maligno extraído de sua cabeça.
Tudo começou quando Pip Joyce, dono de George e colecionador de peixes, percebeu uma anormalidade com o pet, que mostrava dificuldade de nadar, se alimentar e respirar. “Ele não brincava nem se alimentava como deveria”, comentou Joyce. O peixe foi levado a um hospital veterinário Lort Smith Animal Hospital em Melbourne, onde foi submetido à operação.
O veterinário que realizou o procedimento acoplou à boca de George um tubo com uma mistura de água e anestésico para manter o peixe respirando. Outra preocupação foi que George não perdesse muito sangue, devido ao seu tamanho e limitações de recuperação. “Foi uma cirurgia muito delicada, mas agora George já está nadando para cima e para baixo novamente”, explicou o veterinário.
Joyce confessou ter ficado impressionado com os resultados do procedimento e disse que não pensaria duas vezes se tivesse que fazer a mesma escolha. “Os peixes dourados são membros da família. Eles nos trazem muita alegria e são realmente muito bonitos”.
A cirurgia custou 200 dólares, o equivalente a quase R$ 500, e foi considerada um sucesso. O peixinho passa bem.