Manter a concentração em algumas tarefas do cotidiano é quase um desafio para você? Tenha um bichinho fofo por perto!
De acordo com pesquisadores japoneses, além dos benefícios já conhecidos pelos humanos em ter um animal de estimação em casa, tê-los por perto pode trazer um bem ainda maior na correria diária. Esta tese é fundamentada em um estudo realizado com 50 estudantes, que foram convidados a jogar um famoso japonês que desafia os participantes a moverem objetos pequenos sem deixa-los cair. Porém, antes de iniciar a atividade, metade do grupo teve acesso à imagens fofas de alguns animais, o contrário foi proposto aos demais.
O resultado mostrou que os jovens que tiveram acesso às fotos kawaii (fofo em japonês) realizaram a tarefa com um foco e cuidados aos detalhes mais aguçados do que aqueles que não foram influenciados pelo material. Para os cientistas, voltar a atenção para imagens simpáticas de animais, além de aflorar sensações positivas, faz com que o indivíduo preocupado em realizar atividades importantes com uma sensibilidade ainda maior.
A interação com cães pode ir além da relação animal-cachorro. Cientistas da Universidade Virginia Commonwealth analisaram funcionários de uma empresa que obtiveram o aval para levar seus pets para o ambiente de trabalho. Como resultado, percebeu-se um nível menor de cortisol tanto nos donos como nas pessoas que frequentavam os mesmo ambientes onde os animais estavam, situação que melhorou consideravelmente a interação entre os departamentos, além do rendimento dos funcionários.
Apesar de ser um desafio levar o seu grande amigo para o trabalho, caso o tédio e estresse apareçam durante o expediente, delicie-se no mundo virtual com imagens de animais fofos que tudo tende a melhorar.