Em época da troca de pelagem do seu pet, a sua casa e sofá podem se tornar verdadeiros tapetes, cheios de pelos. O aspirador de pó ajuda, mas não é o bastante para limpar 100% desses lugares. Por isso, preparamos algumas dicas para facilitar a vida dos donos e garantir uma casa sempre bonita e bem arrumada.
A primeira sugestão é: ao retirar os pelos dos pisos (tome cuidado para não espalhá-los), use o aspirador e varra o resto da sujeira com uma vassoura. Em seguida, passe um pano úmido misturado com álcool e água.
Nos sofás, cubra o estofado com mantas, cobertores e almofadas. Você pode botar a criatividade em dia e escolher diversas estampas, texturas e tipos de tecidos.
Ao limpar os móveis, use luvas de borracha. Molhe-as e deslize-as sobre o sofá para “grudar” os pelos.
Geralmente, pelos curtos caem com mais frequência do que os longos. Mas, se você notar que eles estão caindo em excesso e mais de uma vez ao ano, leve o seu bicho ao veterinário. Isso pode indicar problemas de pele e de saúde.
Higienização de camas e quartos
Se o seu pet sobe na cama constantemente, troque os lençóis e edredons duas vezes por semana. A atenção deve ser redobrada para os felinos, que costumam arranhar as cortinas, pisos e cômodos dos ambientes. Já os rolos adesivos são ótimas opções para limpar de maneira instantânea roupas, tecidos e móveis. Por isso, invista neles.
Não tem rolo adesivo? Improvise: uma fita adesiva plástica – a mesma usada em escritórios ou em mudanças – resolve o problema. Enrole-a na mão e deslize levemente sobre a superfície.
Escove, escove, escove!
Escovar os pelos do seu animal com frequência diminui a queda. Desta forma, você tira os pelos mortos antes deles irem parar no seu sofá.
Existem escovas apropriadas para o comprimento do pelo e tamanho do animal. Vale a pena conhecer as opções no petshop.