Artigos

Saúde dos olhos: as doenças mais comuns em cães

Assim como os humanos, os animais de estimação estão sujeitos a desenvolver problemas de visão que, se não diagnosticados e tratados a tempo, podem até mesmo levar à cegueira. A oftalmologia veterinária tem ganhado destaque, se tornado uma importante aliada na busca pelo bem-estar dos bichinhos.

Divulgação
Se não forem tratados, os problemas de visão podem levar à cegueira.

Catarata

A catarata é a doença oftalmológica mais comum entre cães e gatos. O cristalino torna-se opaco, dificultando a visão do animal. Por não conseguir enxergar perfeitamente, é comum observá-lo batendo em paredes e objetos, como se estivesse desorientado. O principal sinal clínico do desenvolvimento da doença é a alteração da cor dos olhos do animal, que podem ficar azulados ou esbranquiçados. Os cachorros geralmente desenvolvem a catarata por serem idosos, devido ao desgaste do cristalino. Existe também a chance dos cães manifestarem a doença precocemente, conhecida como catarata juvenil, que ocorre entre os 2 e 4 anos de idade em raças com predisposição genética, como poodle, Bulldog Francês, Cocker Spainel e Lhasa Apso. No estágio inicial, é indicada a intervenção cirúrgica.

Conjuntivite

Assim como nos humanos, a conjuntivite também pode afetar os animais. Ela é caracterizada pela vermelhidão nos olhos e secreção. Corpos estranhos e até mesmo o vento podem acabar causando a doença. Perfumes, alimentos alérgenos e pólen também podem causar sinusite e inflamação das membranas mucosas dos olhos. Nos cães, esta doença não é contagiosa e pode ser tratada com colírios e antibióticos prescritos pelo veterinário.

Glaucoma

O glaucoma é outro problema bem comum que afeta os cães. A doença neurodegenerativa é caracterizada pela alta pressão interocular, o que torna o olho maior e com aparência mais “saltada”. É uma doença para a vida inteira, mas pode ser controlada com medicamentos e cirurgia.

Uveíte

A uveíte é a inflamação da camada média do olho do cachorro. Pode ser causada por trauma na úvea ou por bactérias, fungos e vírus. Tem como principais sintomas a dor e vermelhidão. Se não tratada a tempo, pode levar à catarata ou ao glaucoma. O tratamento é feito com anti-inflamatórios receitados pelo veterinário.

Nem todas as doenças oftalmológicas podem ser prevenidas, mas alguns cuidados podem ajudar a saúde dos olhos do seu cão. As lesões podem ser evitadas com cuidados básicos:

  • Fique atento às mudanças no comportamento do animal. Ele passou a ficar mais e locais escuros e está esbarrando em objetos? Procure ajuda de um especialista.
  • Observe o cão. Não é normal que os olhos mudem de cor ou cocem.
  • Na hora do banho, use shampoos próprios para cães.
  • Não direcione o secador diretamente ao rosto para não causar lágrimas em excesso ou machucar os olhos do cachorro.
  • Não deixe pelos caindo nos olhos.
  • Nunca use colírios sem a orientação de um profissional.
  • Evite vento forte nos olhos. Ao passear de carro, não deixe a janela aberta.
  • Visite regularmente o médico veterinário. Ele poderá avaliar como anda a saúde do seu animalzinho.

Fontes: Blog do Cachorro, DGABC, Farejador de Cães

Artigo AnteriorPróximo Artigo