Notícias

Três novas espécies de animais são descobertas do Peru

Divulgação Ecoan - O Eriopis canrash e o Cycloneda andresii, duas das espécies descobertas title=O Eriopis canrash e o Cycloneda andresii, duas das espécies descobertas
Crédito: Divulgação Ecoan

O mundo animal acaba de ganhar mais três espécies. Elas foram identificadas por pesquisadores durante uma expedição realizada entre 2005 e 2008 nas florestas próximas à Cordilheira Branca, Peru. Trata-se de dois besouros (Eriopis canrash e Cycloneda andresii) e um rato (Akodon). Além dos bichos, uma nova planta (Senecio sanmarcosensis) também foi encontrada.

O roedor é do gênero Akodon, e mede menos de nove cm, dos quais 6,5 cm correspondem à sua cauda. Ele vive entre 2.880 e 4.733 metros acima do nível do mar e em breve será descrito com mais precisão pelos cientistas. O pouco que se sabe, é que o animal só pode ser encontrado na região de Ancash, no noroeste do Peru. Acredita-se que o ratinho é um dos responsáveis pelo controle de insetos e na dispersão de sementes no ecossistema onde vive.

Também fazem parte das descobertas os besouros Eriopis canrash e o Cycloneda andresii, responsáveis pelo controle das populações de pulgões e de ácaros, que indiretamente, destroem plantações importantes para a sobrevivência dos povos da região.

De acordo com os pesquisadores das ONGs Associação de Ecossistemas Andinos (Ecoan) e Conservação Internacional (CI), responsáveis pelas recentes descobertas, as florestas onde a expedição foi realizada também abrigam mamíferos como a onça-parda (Puma concolor), a Viscacha (Lagidium viscacia), o Gato andino (Oreailurus jacobita), o Taruca (Hippocamelus antisensis), entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo