Um grupo de jornalistas da rede britânica de televisão BBC que fazia reportagens sobre a vida selvagem em Botsuana, no coração do continente africano, se surpreendeu ao encontrar um filhote rosado de elefante.
Segundo especialistas, o animal provavelmente era albino, uma ocorrência muito rara entre os elefantes africanos. O Paquiderme estava em meio à uma manada de cerca de 80 exemplares no delta de Okavango.
Um dos motivos para a pouca frequência do albinismo entre os animais é que eles raramente sobrevivem até a idade adulta, quando poderiam se reproduzir e passar adiante a característica genética.
Os elefantes albinos são muito mais propensos a problemas de pele, inclusive câncer, do que os animais normais e também possuem uma incidência maior de cegueira.
Mas o elefantinho parecia estar se adaptando à sua condição, o que pode aumentar as suas chances de sobrevivência. Os jornalistas relataram que ele parecia estar se refugiando debaixo da sombra da mãe.
A equipe encontrou a manada por poucos minutos, mas conseguiu gravar imagens. Essa foi a primeira vez que um elefante albino foi registrado na região.