O governo do Estado de Nova York tem realizado testes para utilizar cachorros farejadores para detectar drogas nas entradas das escolas públicas. Cerca de 15 instituições já fecharam contratos para usar cães em suas dependências.
Os animais estão se tornando comuns em colégios de Long Island, Westchester, Nova Jersey e também no Estado de Connecticut.
A iniciativa, no entanto, está criando polêmica nos Estados Unidos. Enquanto muitos policiais e diretores consideram uma boa medida preventiva, grupos de defesa dos direitos humanos e estudantes julgam a atitude invasiva.
“A atmosfera criada ao se levar cães policiais para dentro das escolas é incompatível com o ambiente de instrução que deveria existir nessas instituições”, disse em uma nota Donna Lieberman, diretora executiva do New York Civil Liberties Union.
As visitas dos animais acontecem sem aviso prévio. Algumas instituições utilizam cães há cinco anos e até hoje nenhuma prisão foi efetuada. Os alunos ainda não são revistados, mas muitas vezes armários são abertos para averiguação.