Notícias

Castração química para cachorros

As cirurgias para castração de cães machos podem estar com os dias contados. Isso porque o Centro de Planejamento de Natalidade Animal (CPNA) lançou uma injeção à base de derivado de zinco, que destrói as células que produzem os espermatozoides, tornando o animal estéril.

A novidade é uma alternativa menos agressiva que a orquiectomia, a cirurgia que remove os testículos da bolsa escrotal do cachorro. Outra vantagem destacada é a rapidez na aplicação, a dispensa de pré ou pós operatórios, nem anestesia ou sedação.

O valor do procedimento é outro atrativo. Enquanto uma cirurgia de castração chega a custar cerca de 200 reais, a injeção deve chegar ao mercado por aproximadamente 40 reais, e próximo aos 10 reais para ONGs (Organização Não Governamental).

O Infertile, que já foi aprovado pelo Ministério da Agricultura, é produzido pela Rhobifarma Indústria Farmacêutiva, e passou por seis anos de testes e estudos. Os responsáveis afirmam que o animal pode apresentar dor duas horas após a aplicação – que pode ser controlada com analgésicos-, e leve inchaço, que desaparece, no máximo, em uma semana.

Desenvolvido pela CPNA, o Infertile pode ser uma solução para tentar controlar a superpopulação de cachorros abandonados, e até eliminar a fila de cachorros que seguem para o sacrifício, no Centro de Controle de Zoonoses.

Mais informações: www.infertile.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments