Notícias

Autor lista cem cães que mudaram a civilização

24_autor_lista_cemDe Laika a Rin Tin Tin, obra traz histórias de cães famosos
Crédito: Divulgação

Quando falamos em cães famosos logo vem à mente a imagem da vira-lata Laika ou do Pastor Alemão Rin Tin Tin. Mas a lista de cachorros que marcaram nossa memória, além de entrarem para a história da civilização, é bem mais extensa. O escritor norte-americano Sam Stall conseguiu enumerar cem deles. E a lista virou livro: “100 cães que mudaram a civilização”, lançado no Brasil pela Editora Prumo.

Com 176 páginas, a publicação é dividida em cinco partes: Ciência e Natureza, História e Política, Arte e Literatura, Cultura Popular e Heróis. E é exatamente na primeira parte que Stall narra a odisséia da cadela Laika. Sem escolha, a pobre sem raça definida foi colocada em uma nave espacial, e entrou para a história mundial no dia 7 de setembro de 1957 como o primeiro ser vivo enviado para fora de órbita.

Já os felizardos Peps e Fips eram constantemente consultados pelo compositor Richard Wagner. Ele tocava um trecho da composição e observava a reação dos animais. Dependendo ele continuava a obra, ou simplesmente alterava o que havia escrito. Outro caso interessante é o do imperador francês Napoleão Bonaparte. Era sabido que ele não cultivava grandes amores por cães. Ou melhor, ele detestava cachorros. Até que um dia, ao tentar fugir da ilha de Elba, na Itália, caiu do barco e quase se afogou, já que não sabia nadar. Seu salvador foi um cão Terra-nova, que se atirou na água para salvar o imperador baixinho.

Para o autor, a relação entre homem e cachorro extrapola os limites do companheirismo e cria outros vínculos. “Em troca de um carinho na cabeça, ganhamos devoção inabalável. Em troca de um lugar em nosso coração, ganhamos amor por uma vida inteira. O relacionamento é proveitoso para ambos os lados. Mas os humanos recebem a melhor parte. Lá no fundo, sabemos que não merecemos um amigo assim. Mas, talvez, os cães possam nos inspirar a sermos as pessoas que eles pensam que somos”, declara Stall, autor de livros como “C.S.I: The Interactive Mistery”, que inspirou o seriado C.S.I, e também é co-autor de “Cachorro – manual do proprietário”e de “Gato – material do proprietário”.
 
Ah, e claro, “100 cães que mudaram a civilização” ainda traz a história do Pastor Alemão Rin Tin Tin que ganhou um seriado e salvou o estúdio Warner Bros da falência.

Serviço:

“100 cães que mudaram a civilização”
Editora: Prumo
Autor: Sam Stall
Preço: 29,90 reais

Artigo AnteriorPróximo Artigo